Menu
Brasília

TCDF e TCU lançam projeto-piloto para fiscalizar fraudes no serviço público

Arquivo Geral

01/07/2015 19h48

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) deram início a um projeto-piloto para fiscalizar e combater as fraudes no serviço público. As Cortes de Contas vão compartilhar, entre si, dados por meio do Laboratório de Informações de Controle (LabContas), disponibilizado pelo TCU.

Segundo as pastas, no primeiro momento, a iniciativa tem foco na investigação de servidores ‘fantasmas’ e pagamentos irregulares. Ao cruzar as bases de dados disponibilizadas na plataforma, os auditores do TCDF vão buscar casos de acumulação indevida de cargos e presença de pessoas falecidas em folhas de pagamento do DF. O projeto piloto deve ser concluído em outubro de 2015, quando será avaliada a possibilidade de ampliação da rede para incluir outros Tribunais de Contas do País.

Sobre o sistema de informações

O LabContas é uma plataforma de informações relacionadas ao controle externo, voltada a usuários com conhecimento avançado em análise de dados. No TCDF, o projeto-piloto está sob a responsabilidade do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE), com a participação da Secretaria de Fiscalização de Pessoal.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado