Menu
Brasília

Defesa Civil faz vistorias em prédios do Conic

Arquivo Geral

12/06/2015 14h18

Até a próxima sexta (19), agentes da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social vistoriam os 15 prédios do Setor de Diversões Sul, mais conhecido como Conic. As construções datam das décadas de 1960 e 1970 e passam por fiscalização na estrutura física, nas redes elétrica e hidráulica e nos equipamentos de segurança.

A operação faz parte da Semana da Defesa Civil, durante a qual a subsecretaria realiza ação de prevenção a acidentes em algum ponto de grande circulação do Distrito Federal. Em dois dias de atuação no Conic, a equipe constatou diversas avarias.

De acordo com o engenheiro coordenador de Operações da Defesa Civil, major Sinfrônio Lopes, as que mais preocupam são as infiltrações que atingem as colunas do subsolo e as instalações inadequadas dos sistemas elétrico e de distribuição de água. Outra situação de risco encontra-se na parte superior dos prédios, onde telhas soltas podem se deslocar e atingir pessoas no andar térreo. Além dessas irregularidades, o engenheiro também identificou oxidação na estrutura metálica de sustentação das placas publicitárias do centro comercial. Por fim, foi detectada a falta de extintores de combate a incêndio em algumas áreas externas, retirados por vândalos.

“Vamos notificar os síndicos quando se tratar de área particular e a Novacap, quando for pública, para que sejam feitos os devidos reparos. Caso seja necessário, podemos interditar”, destaca Lopes. Com infiltrações e rachaduras, um estacionamento com 120 vagas está interditado por não oferecer as condições adequadas de uso.

Apesar das constatações feitas pela Defesa Civil, o major afirma que não há risco imediato para os usuários do espaço. “A vistoria tem um caráter preventivo. Verificamos e alertamos os órgãos e as pessoas competentes, para que as adequações e os reparos sejam feitos em tempo hábil.”

Prevenção

Durante as vistorias, além de checar as condições físicas dos edifícios, os agentes da Defesa Civil verificam as saídas de emergências e o funcionamento de aparelhos como extintores de incêndio e mangueiras. “Com esses levantamentos, podemos informar os problemas aos responsáveis antes que aconteçam acidentes por falta de manutenção”, explica o subsecretário Sérgio Bezerra.

Para a prefeita do Conic, Flávia Portela, a vistoria é uma medida necessária. “Essa ação garante a segurança para quem usufrui do espaço, os visitantes; e para aqueles que dependem dele, os trabalhadores”, resume. “Vamos convidar também o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária para avaliarem nossas instalações.”

Segundo a prefeitura, o Setor de Diversões Sul tem 100 mil metros quadrados de área e cerca de 2 mil lojas. Trinta mil pessoas acessam diariamente o local, e outras quase 400 mil transitam nas proximidades em dias de grande circulação.

Dúvidas, denúncias ou reclamações sobre estabelecimentos em desacordo com os requisitos de segurança podem ser esclarecidas e feitas pelo telefone (61) 3361-2154.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado