Menu
Brasília

Cesariana é o tipo de parto mais comum entre mulheres de Brasília

Arquivo Geral

11/06/2015 16h09

Seja por opção pessoal, seja por indicação médica, os partos normais são os mais comuns entre as mulheres solteiras, enquanto as casadas são maioria entre as que fazem cesariana, procedimento mais utilizado no Distrito Federal entre 2000 e 2013. Nos 12 municípios goianos que compõem a Região Metropolitana de Brasília, a realidade é diferente: o parto normal ainda é o favorito, embora esteja perdendo espaço para a intervenção cirúrgica. As conclusões são de um estudo divulgado pela Companhia de Planejamento de Brasília (Codeplan) nesta quinta-feira (11), com base em registros do Ministério da Saúde.

O texto, parte da série Demografia em Foco, apresenta o perfil — grupo etário, estado civil, escolaridade e cor/raça — das mães segundo o tipo de parto utilizado nos anos 2000, 2007 e 2013 na área metropolitana de Brasília, que envolve o DF e a Periferia Metropolitana de Brasília, formada pelos municípios goianos de Águas Lindas, Alexânia, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso. O estudo também compara os dados do DF com os verificados entre as mães residentes nas cidades goianas.

Num âmbito geral, a cesariana é o procedimento mais comum entre as gestantes no Distrito Federal desde 2007, quando o índice era de 51,89%. Em 2013, chegou a 54,78%. De 2000 a 2006, o parto normal era a escolha da maioria.

Entre as mulheres casadas, a evolução do parto cesáreo no DF atingiu seu ápice em 2007, ano em que o índice desse procedimento chegou a 67,39%, enquanto o verificado entre as solteiras foi de 42,96%.

Em relação à faixa etária, a pesquisa informa que, em 2000, o parto normal era o mais utilizado pelas mães entre 15 e 29 anos. De 30 a 49 anos, a maioria se submetia à cesariana. Os dados de 2007 e 2013 mostram que a utilização do parto cesáreo aumentou entre as mães mais jovens e esse tipo passou a ser o favorito para as mulheres a partir dos 25 anos de idade.

Quanto à escolaridade, a publicação da Codeplan revela que, no DF, o parto normal é o mais utilizado entre as mães de baixa escolaridade. As que estudaram mais de oito anos, incluindo ensino superior e de pós-graduação, têm filhos por cesariana. A situação é diferente na PMB. Nos municípios goianos, as que não têm instrução ou até 11 anos de estudo ganham filhos em parto normal. Setenta e seis por cento das mães com escolaridade superior a 12 anos têm-se submetido à cesárea.

O parto normal prevaleceu entre as negras nos três anos abordados pelo estudo. Entre as não negras, predominou o cesáreo, com registro de 75% desse tipo de procedimento em 2013.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado