Menu
Brasília

Hospital Regional do Guará isola três pacientes contaminados por bactéria

Arquivo Geral

29/05/2015 17h00

Um dia após a emergência do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) isolar uma ala devido à contaminação de uma paciente pela bactéria enterococo, o Hospital Regional do Guará (HRGu) isolou, nesta sexta (29), três pacientes que estão internados na Clínica Médica da unidade de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde, dois deles estão colonizados com a Acinetobacter baumannii,  e o outro infectado.

Leia mais: Emergência do HRT é isolada para descontaminação de bactéria

Medidas

Ainda segundo a Secretaria, a medida adotada pelo corpo médico do HRGU foi o bloqueio de internação em leitos vizinhos aos dos três pacientes. “O contágio ocorre pelo toque, não havendo outro meio de transmissão. A Acinetobacter baumannii é uma bactéria resistente e comum em ambientes hospitalares”, informou a pasta.

Em nota, o órgão esclareceu que não há risco de contaminação ou epidemia e que todos os cuidados necessários estão sendo tomados na unidade para evitar o contato de outros pacientes com os três isolados. “A equipe médica, também, toma todos os cuidados usando máscaras, capotes e luvas descartáveis”, concluiu.

Saiba mais

O paciente colonizado é aquele que apresenta a bactéria, no entanto não está presente na corrente sanguínea e/ou na urina. Nestes casos, o diagnóstico do quadro é feito por exame retal. Já os pacientes infectados apresentam hemocultura e exame retal positivos, estes fazem uso de antimicrobianos para o tratamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado