Menu
Brasília

SindSaúde se compromete a ir visitar HRT nesta manhã

Arquivo Geral

26/05/2015 6h30

Preocupado com os funcionários e pacientes do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), diante das   suspeitas de que uma mutação da superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) teria sido a causa da morte de um homem, internado na unidade na primeira quinzena deste mês, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (SindSaúde) se comprometeu a ir ao hospital, na manhã desta terça (26), para averiguar o caso. No local,     uma idosa de 79 anos está internada  em estado grave. Ela é mantida na área de isolamento, com suspeitas de estar com a superbactéria. 

A presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, ressalta a preocupação com as condições de trabalho dos funcionários. “Se o caso se confirmar, a equipe precisa ter equipamentos de segurança. Recebi informações sobre a mutação da KPC e a possível morte de um paciente, mas ainda não existe informação concreta. Está todo mundo com medo pela própria saúde e com receio de falar sobre o assunto para não causar pânico. No entanto, acredito que esclarecer a população é sempre a melhor forma de proteção”, afirma Marli. 

Receio

No Hospital de Taguatinga, um funcionário afirmou estar trabalhando com medo. “Fiquei sabendo da história, parece que, de fato, teve um caso de uma superbactéria ainda mais potente no hospital. Estamos todos com receio, mas ainda preferimos ser discretos”, declara. 

Já um técnico de enfermagem do HRT afirmou não ter escutado nada sobre uma possível mutação. “Não tivemos nenhuma reunião ou instrução específica sobre isso, o que, normalmente, acontece em casos dessa natureza”, completa.

Outra funcionária da unidade também garantiu que desconhece o caso. “Ouvi dizer sobre um paciente com KPC, mas nada relacionado a uma mutação da superbactéria”, acrescenta ela, ressaltando que casos assim não são raros no hospital. 

Internação

Procurada pela reportagem do Jornal de Brasília, a assessoria de imprensa do HRT afirmou desconhecer qualquer caso de mutação da superbactéria, mas confirmou que uma paciente de 79 anos está internada com suspeita de KPC desde o dia 19 deste mês. De acordo com a unidade, na madrugada de ontem, após apresentar piora no quadro clínico, ela foi transferida da ala da ortopedia para uma área de isolamento. 

A equipe do hospital ressaltou ainda que a paciente estava isolada desde o dia que deu entrada no HRT e continua passando por exames para comprovar ou descartar a suspeita. 

Resultados não confirmaram contaminação

A Secretaria de Saúde nega a morte de um homem por KPC no Hospital de Taguatinga, conforme veiculado nas redes sociais. A pasta esclarece que uma paciente com suspeita de contaminação por superbactéria foi avaliada por um pneumologista na terça-feira passada, mas os resultados dos exames não confirmaram. 

“A paciente de 79 anos apresentou insuficiência respiratória aguda. Os exames foram repetidos hoje (ontem) e os resultados devem ficar prontos em cinco dias. Por precaução, ela está em leito de isolamento, procedimento normal nesses casos”, completa a assessoria. 

A secretaria informa que foram adotadas todas as medidas previstas no protocolo de precaução de contato para evitar a disseminação no hospital. “Os profissionais usam luvas, gorro e avental, e os trocam frequentemente. Além disso, a higienização das mãos é feita antes de atender cada paciente”, acrescenta. O órgão destaca que faz um controle rigoroso para evitar infecções ou contaminações.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado