Menu
Brasília

Paranoá ganha centro de conciliações e mediações processuais

Arquivo Geral

22/05/2015 19h40

Após a inauguração, ocorrida na tarde desta sexta (22), os moradores do Paranoá podem contar com um Centro de Solução de Conflito e Cidadania (Cejusc), localizado no Fórum Desembargador Mauro Renan Bittencourt.  Iniciativa do Tribunal de Justiça do Distrio Federal e Territórios (TJDFT), o Centro representa um importante avanço para o Tribunal e para os cidadãos, pois tem como finalidade facilitar a resolução dos problemas judiciários, desafogando, assim, outras jurisdições e acelerando a realização de conciliações e mediações processuais.

De acordo com o segundo vice-presidente do TJDFT, desembargador Waldir Leôncio, o Cejusc do Paranoá tem a finalidade de oferecer para a sociedade uma forma rápida, gratuita e eficiente de resolução de conflitos, além de difundir a cultura de conciliação e aproximar o poder judiciário da sociedade local. “Todos saem ganhando quando o espírito de competição cede lugar para a cooperação e para o bem comum”, frisou o desembargador. 

Atuação

O Cejusc Paranoá conta com dois servidores, seis estagiários e diversos mediadores e conciliadores. Ainda segundo o desembargador, inicialmente, o Centro atenderá toda a demanda Cível dos juizados de competência geral do Paranoá. Posteriormente, estenderá a sua área de atuação para Cíveis, de Família e criminais. “No final de junho, o Cejusc terá a capacidade para atender 144 novas sessões, já em agosto, o número sobe para 216, além das sessões já designadas antecipadamente”, informou Leôncio. 

Para a vice-presidente do TJDFT, Carmelita Brasil, a inauguração do Cejusc representa a realização de um projeto bem sucedido. “Nós acreditamos que, aqui no Paranoá, o Cejusc também produzirá grandes frutos para o Tribunal, substituindo o conflito e a divergência pela cooperação”, concluiu Carmelita. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado