Menu
Brasília

Polícia Civil apreende 1 mil smartphones falsificados em Taguatinga

Arquivo Geral

06/05/2015 17h15

Durante uma operação conjunta entre a Delegacia de Combate aos Crimes de Propriedade Imaterial (Dcpim) e a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), 1 mil smartphones foram apreendidos na Feira dos Importados, em Taguatinga. De acordo com a Polícia Civil, os aparelhos são falsificados e custavam entre R$150 e R$450. Na operação, seis pessoas foram presas. 

Ação

Na tarde dessa terça (5), após denúncias, os policiais fecharam as seis bancas da feira, gerenciadas pelos suspeitos de revenderem celulares falsificados. Segundo a delegada responsável pelo caso, Mônica Ferreira, os produtos são de fabricação chinesa e eram trazidos de São Paulo ou do Paraguai. A delegada acredita que os compradores sabiam da procedência dos produtos. 

Autuação

Os suspeitos não tinham ligação entre si. Dentre os seis, um foi preso por não ter a nota fiscal dos produtos. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Especializada (DPE), onde prestou depoimento e responderá em liberdade por descaminho, crime semelhante ao contrabando com fraude de impostos.

Outros dois foram presos suspeitos de piratear as marcas. “Eles utilizavam a estrutura de smartphones de outras marcas e colocavam o símbolo de empresas conhecidas”, relatou a delegada. Nesse caso, os dois também prestaram depoimento e foram liberados. Eles serão autuados por pirateamento. Já os outros três são suspeitos de falsificar o selo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e colocá-los em baterias falsas. Eles continuam presos e responderão por falsificação de selo público, podendo pegar de dois a seis anos de reclusão.

*Com informações de Raphael Costa

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado