Menu
Notícias

Polícia Civil faz operação contra lavagem de dinheiro

Arquivo Geral

30/04/2015 17h04

Polícia Civil faz operação contra lavagem de dinheiro

Arquivo Geral

30/04/2015 8h27

 * Com informações de Ingrid Soares

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta (30), a Operação Trick, contra um esquema de lavagem de dinheiro que fraudou pelo menos R$ 100 milhões. Policiais da Coordenação de Repressão a Crimes contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf) cumpriu 32 mandados de condução coercitiva  e 38 mandados de busca e apreensão em 12 cidades do Distrito Federal e Região Metropolitana. Entre elas, Ceilândia, Riacho Fundo, Taguatinga, Águas Claras, Vicente Pires, Samambaia, Gama, Sobradinho, Asa Norte, Novo Gama, Valparaíso e Santo Antônio do Descoberto. A corporação investiga o uso do dinheiro em campanhas eleitorais. 

A operação revelou a criação de 54 empresas fantasmas que faziam empréstimos no Banco do Brasil. Quando o dinheiro era depositado, os suspeitos simulavam compras e recolhiam notas fiscais frias. De acordo com a Polícia Civil, servidores do banco auxiliaram no esquema. 

Entre os investigados estão a deputada distrital Telma Rufino e Marco Antônio Campanella, ex-diretor geral do Transporte Urbano do DF (DFTrans). Segundo a corporação, a deputada tem uma prerrogativa, podendo adiar em até 30 dias o depoimento. O advogado de Telma Rufino, Eduardo Albuquerque, informou que a deputada não sabia do que se tratava. “Ela foi pega de surpresa, mas não tem nada a temer”, afirmou Eduardo.

Já Marco Antônio Campanella esteve na corporação prestando depoimento pela manhã e se colocou à disposição para ajudar nas investigações. “Respondi a todas as perguntas e farei o que a polícia e a sociedade precisarem”, enfatizou Campanella. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado