Menu
Brasília

Os limites das intervenções cirúrgicas com fins estéticos

Arquivo Geral

28/04/2015 11h46

Como buscar o melhor cirurgião? Como verificar se o médico escolhido é ou não um especialista? Em casos de procedimentos invasivos como o botox e aplicação de hidrogel, como saber se o local escolhido atende as exigências legais? O profissional indicado está apto para realizar o procedimento? Estas e outras questões serão tema da palestra “Os limites das intervenções cirúrgicas com fins estéticos” que reunirá especialistas da área jurídica e médica no próximo dia 30 (quinta-feira), no auditório sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Distrito Federal (OAB-DF).

De acordo com o relatório divulgado pelo Internation Society of Aesthetic Plastic Surgery – ISAPS em 2013, o Brasil é o país que mais realiza procedimentos cirúrgicos, ficando a frente até dos Estados Unidos com um total de 1.491.721 operações. Dentre os procedimentos estéticos o destaque é a aplicação de toxina botulínica – o botox. O volume é o segundo maior do mundo, mais de 308 mil aplicações.  

Contudo, casos recentes repercutiram na mídia os perigos de um cirurgia ou procedimento falho e evidenciou a necessidade do público de ser informado e esclarecido. É com esse objetivo que a Comissão de Bioética, Biodireito e Biotecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil – DF preparou uma palestra para esclarecer sobre os papéis, direitos e obrigações das partes envolvidas em procedimentos e cirurgias com fins estéticos.

A mesa será composta pela doutoranda em bioética, membro da Comissão de Biodireito – OAB-DF e advogada assessora jurídica do Conselho Federal de Medicina (CFM), Drª Giselle Crosara Lettieri Gracindo, a especialista em cirurgia plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) , Drª Márcia Maria Barros Moreira, o presidente da OAB-DF, Dr. Ibaneis Rocha, o presidente da Comissão de Direito e Bioética da OAB-DF, Felipe Bayma e o 1ª secretário do Conselho Regional de Medicina (CRM), Drº Luiz Fernando Galvão Salinas, entre outros.

A palestra abordará também as instâncias jurídica e ética de procedimentos e cirurgias (o parâmetro legal do exercício dos procedimentos, os códigos processuais, as normas, a conduta médica, a legislação de cirurgia plástica no Brasil e os limites de procedimentos cirúrgicos) servindo de orientação também para estudantes de direito, medicina e profissionais liberais.

As inscrições deverão ser feitas pelo site http://www.oabdf.org.br/eventos ao custo de uma lata de leite em pó. Os participantes receberão certificado com duração de 3 horas. Mais informações pelo telefone (61) 3035-7243 ou pelo e-mail [email protected]

Serviço

O que: Palestra “Os limites das intervenções cirúrgicas com fins estéticos”

Quando: 30/04 – quinta-feira

Onde: Auditório da sede da OAB/DF – SEPN 516, Bloco C, Lote 7

Horário: 19h30

Investimento: 1 lata de leite em pó

Inscrições: http://www.oabdf.org.br/eventos/  

Mais informações: (61) 3035-7243 | [email protected] 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado