Menu
Brasília

Aplicativo vai dar mais transparência a atos do governo

Arquivo Geral

28/04/2015 11h15

Um aplicativo em desenvolvimento na Controladoria-Geral do DF promete, a partir de junho, facilitar a vida do cidadão que busca informações sobre as atividades do governo.

A proposta é oferecer ao cidadão, de forma fácil e rápida, dados sobre os temas mais procurados no Portal da Transparência. Inicialmente, haverá informações sobre remuneração de servidores, despesas e receitas do governo — com gráficos sobre a evolução de pagamentos —, assuntos que despertam mais interesse no internauta.

Também estarão disponíveis gastos com diárias e passagens, escalas de médicos nas unidades públicas de saúde e registros sobre regiões administrativas, entre outros temas. O acesso direto ao dado será obtido com dois ou três cliques, enquanto no portal essa consulta consumiria o dobro de toques e de tempo.

Outra vantagem será possibilitar acesso de qualquer lugar via internet. Uma vez no celular ou no tablet, a ferramenta atingirá um público maior, ainda sem hábito de buscar informação sobre o funcionamento do governo.

Desenvolvido desde março pela equipe da Subsecretaria de Gestão da Informação da Controladoria-Geral, ele não terá todas as funcionalidades do Portal da Transparência. A inclusão de itens para pesquisa será feita de acordo com o aumento da procura na página.

Um acordo de cooperação técnica firmado entre a Controladoria e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal permitirá a inclusão, por exemplo, de informações sobre o programa Morar Bem. A Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável também deve colocar informações sobre o Pró-DF no aplicativo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado