Menu
Brasília

Coração bateu forte no aniversário de Brasília

Arquivo Geral

22/04/2015 7h00

Já que Brasília é um avião e, portanto, o Eixo Monumental é o corpo da aeronave, a parte que representa a estrutura da cidade, onde estão centralizados não apenas a força e o poder político da capital, mas também monumentos singulares, não haveria lugar melhor para celebrar o aniversário da cinquentona. Não foi à toa que muitos brasilienses escolheram o local para comemorar, durante todo o dia de ontem, os 55 anos da cidade.

Logo pela manhã, uma cavalgada em homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek passou pela Esplanada dos Ministérios, dando início às festividades. O grupo, que saiu no dia 14 de abril de Minas Gerais, ainda passou por pontos turísticos, como a ponte JK. Além disso, as vias e os gramados do Eixo Monumental também foram tomados por mais visitantes, como os que vieram de Goiânia para andar de patins na capital, e pelos próprios moradores. 

Já a Torre de TV, com uma extensa lista de atrações, foi palco de mais uma concentração de público. Este, por sinal, não cansava de demonstrar o amor por Brasília e parabenizar a programação deste ano, que, além de mais simples, valorizou a cultura local e foi distribuída em vários dias de eventos.

Baile do Almeidinha

 O auge da festa ficou por conta do Baile do Almeidinha, que reuniu o melhor da gafieira nas vozes de Hamilton de Holanda, Rosa Passos e Ellen Oléria. Além do show, que colocou todo mundo para sambar, a programação na Torre de TV ainda contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e a participação de Roberto Corrêa, que até cantou os parabéns para a cidade. Mais cedo, os espetáculos teatrais, O Auto da Compadecida, do grupo Sesc-DF, e Os Dez Mandamentos da Capital, do Grupo de Rua POA, também animaram uma plateia repleta de crianças e famílias.

Artistas e o céu encantam público

O casal Rodrigo Lodi, 38 anos, empresário, e a publicitária Cintia Kamp, 33, levou não apenas a filha Beatriz, de um ano e oito meses, mas todo o resto da família para curtir a data fora de casa, inclusive, os cães. 

A irmã e a mãe de Rodrigo, a atriz Adriana Lodi, 43 anos, e a aposentada Ana Lucia Gismonte, 68, que também foram à Torre de TV, ressaltaram a beleza do evento. “Pela primeira vez, estamos comemorando o aniversário da nossa cidade curtindo essa delícia que é o Plano Piloto, valorizando a rua e a cultura local, as árvores e o céu da capital. Brasília realmente é um museu a céu aberto”, comemora Adriana.

O público começou a chegar bem cedo para marcar seus lugares. Teve gente que foi de bicicleta, ônibus, metrô ou a pé. O importante era participar do principal evento das comemorações do aniversário de Brasília.

 Os prevenidos levaram cangas para sentar no chão. E dali, de sua visão privilegiada, assistiram a pequenos espetáculos, que não estavam na programação oficial, mas foram acontecendo por vontade do próprio público. Dança cigana, malabares, percussão e outros deram o tom da festa.

Espetáculo principal

 Mas a atração principal, como sempre, não estava ali ao lado. Estava sobre a cabeça de todos. O céu de Brasília, mais uma vez, fez o espetáculo ainda mais especial. Com o céu azul que encanta, tirou, em alguns momentos, a atenção do público das atrações do evento.  Ao final, relaxados, todos aproveitaram para mexer o corpo e dançar muito na festa popular que agradou os brasilienses.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado