Menu
Brasília

Devotos se unem para participar de cultos e celebrações a Santo Expedito

Arquivo Geral

20/04/2015 7h25

O dia de comemorações na Paróquia Militar de São Miguel Arcanjo e Santo Expedito teve este último como o homenageado da vez. Erguida para atender oficiais do Exército há quase 30 anos, o espaço na 304 Norte atraiu, ontem, fiéis e curiosos para um dia de missas e programação religiosa, com direito a almoço e distrações para crianças. 

Atividades referentes ao santo também ocorreram na Festa dos Padroeiros, em Taguatinga. Houve procissão e missa campal, além de queima de fogos e shows. A programação segue até o dia 23, com apresentações de duplas sertanejas, mais missas e procissões.

Devota do padroeiro das causas urgentes há duas décadas, a dona de casa Maria da Conceição, de 71 anos, veio de Valparaíso (GO), Região Metropolitana do DF, para participar do culto e das celebrações na Asa Norte. “Onde eu moro não tem igreja específica para ele e me acostumei a vir aqui”, justificou. A idosa revelou que pediu ajuda para a família e para o País. “Peço união e proteção, porque a situação está difícil”, revela. 

Conceição se disse frequentadora do local nos últimos 20 anos e notou que as comemorações para o dia já estiveram mais cheias. “Hoje (ontem) está bem light. Antigamente, isso ficava mais lotado. As pessoas estão se afastando de todas as religiões, de maneira geral”, avaliou, pouco depois de ter orado em frente a uma imagem do santo e colocado um pedido, escrito em papel, na urna da paróquia.

Santo militar

De acordo com o padre do local, Júlio César Monaco, 49 anos, a lenda de Santo Expedito é baseada na história de um sargento do exército romano do século IV. O homem teria contrariado o status quo da época, que exigiria adoração ao imperador, e se convertido ao cristianismo, sendo, por isso, morto junto aos seus comandados. “Ele se tornou um mártir. Dezenove de abril seria o dia do falecimento”, contextualiza.

Segundo o padre, o nome dado ao oficial, depois canonizado pelo Vaticano, seria em referência ao adjetivo em latim expedito, que pode ser traduzido como ágil ou veloz. “A urgência das causas levadas a ele está relacionada ao nome (recebido)”, diz. Ele esclareceu que a paróquia é militar, mas aberta a todos.

Saiba mais

Diante de dificuldades, católicos costumam buscar apoio em figuras folclóricas ou entidades padroeiras. São mais de 20 mil dos chamados santos, cada um atendendo às necessidades mais específicas, como São Longino (ou Longinho), que, conforme a mitologia, ajuda a encontrar objetos perdidos. 

Santo Expedito também é tido como padroeiro das Forças Armadas e de corporações de segurança no Brasil. A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por exemplo, o adota como santo oficial.

Outras entidades cujos apelos têm semelhanças ao de Expedito são: santa Edwiges, a padroeira dos inadimplentes, são Judas Tadeu, padroeiro da causas impossíveis, e santa Rita de Cássia, padroeira dos desesperados.

Frequentadora assídua
A aposentada Ivanise Morais, de 65 anos, afirma que “gosta de Santo Expedito como de todos os outros”. Sua concentração no momento, porém, está voltada ao padroeiro homenageado devido a problemas familiares. “Pedi o intermédio dele e deixei minha preocupação em suas mãos. Sempre que há algo muito sério assim, eu recorro a ele”, conta.
 
Moradora das redondezas da Asa Norte, Ivanise diz que frequenta a missa na paróquia militar todos os domingos e gosta muito dos pasteis, geralmente vendidos nos eventos promovidos no local. “Gosto muito também de São Miguel, pois ele é quem afasta de nós os pensamentos negativos e que trazem sentimentos ruins”, explica a aposentada.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado