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Brasília

Metrô inaugura Wi-Fi nas estações e lança aplicativo para smartphones e tablets

Arquivo Geral

17/04/2015 12h32

O Metrô-DF inaugura, nesta terça-feira (21), às 17h, a rede pública de Wi-Fi para os usuários do serviço de transporte sobre trilhos. O sinal estará disponível, a princípio, nas estações Central, Galeria, Feira e Águas Claras. Mas a empresa já planeja estender às outras 20 estações, atendendo a um grande anseio dos usuários.

O acesso é gratuito e será livre, sem necessidade de cadastramento. Basta localizar a rede GDF Sin@l Livre no smartphone ou tablet e conectar. A velocidade de navegação será equivalente a 1 megabyte (1 mbps). Cada estação contará, em média, com oito pontos de acesso nas plataformas e um na bilheteria. Esses pontos têm um raio de alcance de aproximadamente 40 metros, o que abrange toda a extensão das plataformas. Com essa estrutura é possível atender em média 800 usuários nas estações menores e até 1200 acessos simultâneos nas estações de maior movimento, como Central e Galeria.

O presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, explica que as inovações tecnológicas na empresa estão apenas no começo. “Com a modernização do sistema operacional, será possível acessar a localização em tempo real dos trens pelo aplicativo para smartphones e tablets. A licitação está em fase de elaboração e estimamos que, em dois, anos, a população de Brasília poderá ter um serviço de melhor qualidade”, destaca. Os 10 novos trens que devem ser adquiridos em breve pelo Metrô-DF vão oferecer, também, o acesso à internet sem fio durante todo o percurso da viagem do usuário, completa Dourado.

A iniciativa foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Metrô-DF, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic) da Secretaria de Estado de Gestão Administrativa e Desburocratização (Segad). De acordo com o chefe da Assessoria de Tratamento da Informação do Metrô-DF, Paulo Hamilton, a parceria foi fundamental para a concretização do serviço. “Dentro da filosofia de integração, presente no plano de governo, foi possível juntar esses três órgãos num esforço comum para melhorar o atendimento e ampliar a gama de serviços prestados ao cidadão, o que é uma bandeira do governador Rodrigo Rollemberg”, explica.

O sinal é uma extensão da rede GDF Sin@l Livre já disponibilizada na área central do Plano Piloto e foi ampliado para as quatro estações do Metrô-DF.

Aplicativo

Na ocasião, também será lançado o aplicativo do Metrô-DF para smartphones e tablets. Desenvolvido pela equipe técnica da Companhia, o app reunirá informações institucionais e dos serviços oferecidos ao cidadão, informações sobre os pontos turísticos da cidade e um roteiro de como utilizar o metrô para chegar ao destino com agilidade, entre outras informações. O objetivo é auxiliar as pessoas durante o deslocamento pelo transporte metroferroviário.

O usuário poderá simular o caminho mais rápido entre as estações de embarque e destino com o Simulador de Viagem. Por meio de um mapa, o usuário terá acesso a todas as linhas para facilitar a visualização dos trajetos, com informações em tempo real de como está a operação em cada linha. Endereços, mapas, horários de funcionamento das estações, tempo estimado para a viagem, valor das tarifas e condições operacionais são algumas das outras novidades que a população pode acessar pelo smartphone.

O app está disponível apenas em português, e em breve terá uma atualização para inglês e espanhol. O interessado poderá fazer o download do aplicativo METRÔ-DF nas lojas de apps para Android já a partir da terça-feira (21). Para o sistema iOS, o download poderá ser feito a partir de maio. 

A empresa também vai lançar o programa Metrô Sustentável, com açõespara reduzir o impacto ambiental do serviço.

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