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Brasília

Polícia Militar do DF lançou um serviço que auxilia o cidadão que tem o veículo roubado

Arquivo Geral

09/04/2015 6h30

Ingrid Soares
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O uso da tecnologia para a proteção contra a violência  urbana é cada vez mais comum. Ela também vem ajudando a denunciar e a mapear a incidência de crimes. Pensando nisso, a Polícia Militar do DF lançou um serviço que auxilia o cidadão que tem o veículo roubado ou furtado, dispondo também de uma lista dos veículos recuperados.

Por meio do site www.pmdf.df. gov.br, basta acessar o menu Serviços, preencher o formulário e enviar um e-mail para o endereço indicado. É preciso informar dados como número do boletim de ocorrência, placa, chassi, ano, marca e modelo do veículo, além dos dados do proprietário. Tudo está bem explicado na página.  Ali também é possível consultar se a polícia já encontrou o  veículo, a partir de uma listagem disponível. Há ainda um banner no canto direito do site, informando sobre esses dois serviços.

A PM acredita que quem utiliza o mecanismo tem mais chances de reaver o veículo, uma vez que todas as unidades da PM terão acesso a essas informações e a busca será maior. 

De acordo com o capitão Michello Bueno, assessor de comunicação da corporação, a ferramenta é muito importante no sentido de aproximar o cidadão da corporação. “Estamos em fase de implementação e também estamos criando várias outras ferramentas para auxiliar a comunidade e diminuir a burocracia. A sociedade tem participado cada vez mais,   até mesmo por meio das redes sociais”, afirmou.

Bueno reforça que, ao ser vítima de um roubo, o cidadão deve tentar se manter calmo. “Em hipótese alguma o cidadão deve reagir. Em seguida, deve ligar para o 190 e passar o maior número de características do infrator, o que aumenta a possibilidade de recuperar o veículo em questão. Há casos em que conseguimos devolver o veículo no mesmo dia”, afirma. 

 

Transtorno

A farmacêutica Karine Cristina Canal, 25 anos,   teve o carro furtado no Parque da Cidade há três meses  e  ainda não conseguiu recuperá-lo. “Pagamos impostos caros, que também deveriam ser investidos em segurança, mas não temos retorno. Compramos um veículo e acreditamos que podemos deixá-lo estacionado. Daí, quando voltamos, está só o lugar do carro. Não somos amparados”, desabafa.

Ela reclama  ainda  da falta de   informações sobre o andamento das investigações. “Eles dizem que vão entrar em contato, mas não retornam”.

Apreensão não foi o fim de dor de cabeça

A aposentada Ana Geralda Timbó, 57 anos,    conseguiu o carro de volta: foi furtado no Núcleo Bandeirante e   apreendido três dias depois, no Recanto das Emas. Mas ela conta que   passou por momentos de agonia. “Já é a segunda vez. Porém, a sensação ainda é pior. Levaram o estepe e até a cadeirinha da minha neta. Além disso, quebraram o lacre e a tampa do tanque de gasolina. Para repor as peças, tive muita dificuldade, e a demora também foi grande. Mas ainda bem que conseguimos de volta e hoje está tudo certo”, relata.

 Em relação ao novo serviço da PM, ela comenta: “Não sei se resolve os problemas. Quando recebi a notícia de que meu carro havia sido recuperado, um tempo depois fui olhar no site, mas ainda constava como roubado, não estava atualizado. Mas o que puder ser feito para facilitar a vida do cidadão, acho válido”.

Para  o vendedor Rafael Teixeira dos Santos, 28 anos,   a ideia é boa. “É legal ver que a polícia está interagindo e se movimentando para melhoria dos serviços prestados”, diz. A servidora pública Rita de Cássia Correa, 49 anos,  concorda: “Eu acho que esse serviço dá resultados, sim. Vamos nos beneficiar com essa iniciativa”.

 

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