Menu
Brasília

Incomodado com a situação de abandono, morador de 76 anos poda árvores em Santa Maria

Arquivo Geral

06/04/2015 20h00

Na manhã do último sábado (4), um homem de 76 anos, conhecido com José das Placas, incomodado com a situação de abandono em Santa Maria, decidiu por conta própria cortar os galhos de uma árvore na região central da cidade. Morador da região há cerca de 20 anos, sofreu perigo de queda ao subir em um cavelete para fazer a poda, já que segundo ele, “ninguém tomou providências”.

Cidadão ativo

José das Placas, desta vez, construiu até um cavelete para realizar poda de árvores, mas a comunidade local conta que não é de hoje que o aposentado realiza serviços em área pública. “Álém de estar sempre preocupado com as podas, ele também tira lixo da bocas de lobo e tapa os buracos do asfalto com cimento”, revela Julio Fratelli, vizinho de José.

Questão de logística

O Jornal de Brasília entrou em contato com a Administração Regional de Santa Maria. Segundo a pasta, “em função de um vencimento de contrato com a coorporativa responsável, não há meios de executar poda, roçagem e capinagem”. A Administração depende da empresa terceirizada, que fornece equipamentos e maquinários para execução dos serviços.

Ainda segundo a Administração, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), órgão responsável por auxiliar nessas atividades, tem apenas quatro equipes em todo o Distrito Federal. “Por isso há uma longa espera até que chegue a vez de Santa Maria no cronograma feito pela companhia”, explica.

A administração é responsável pelos serviços rotineiros da cidade, enquanto a Novacap cuida de grandes áreas. A Administração relatou que, atualmente, “em razão da carência de maquinário, Santa Maria tem usado em alguns dias equipamentos emprestados de outras cidades”. Sendo assim, a administração tem priorizado áreas com maior necessidade.

Por fim, a Administração de Santa Maria informou que apesar dos serviços de poda, roçagem e capinagem não estarem sendo realizados na frequência devida – uma vez por mês -, a retirada de lixo e a operação tapa-buracos tem acontecido normalmente.

 

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado