Menu
Brasília

Museu de Nova Iorque exibe maquete do ICC

Arquivo Geral

29/03/2015 16h16

A arquitetura de Brasília cruza as fronteiras do Brasil e ganha o mundo. A exposição América Latina em Construção: a Arquitetura 1955–1980 (Latin America in Construction: Architecture 1955–1980) traz entre seus elementos uma maquete do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília (ICC). As instalações passam a ocupar, a partir de hoje, o renomado Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA). Outros dois projetos de Oscar Niemeyer serão exibidos: o Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada.

Convidado para a abertura da exposição, o reitor Ivan Camargo destaca o reconhecimento internacional do prédio símbolo da UnB. “Eu me formei aqui, andei muito por aquele espaço. Hoje estamos trabalhando para resgatar e preservar o patrimônio arquitetônico do Brasil”, afirmou. O dirigente viajou na última sexta-feira para representar a instituição no evento. 

Em 1955, o MoMA realizou A Arquitetura Latino-Americana, um levantamento inédito da arquitetura moderna da região, dos primeiros momentos pós-guerra, 1945, até aquela data. Sessenta anos depois, o museu retoma o foco com América de Latina em Construção. Em comunicado oficial, o MoMA informa que está “retornando à região para oferecer uma visão complexa da posição, debates e criatividade arquitetônica do México e Cuba até o Cone Sul entre 1955 e 1980”. A exposição termina no dia 19 de julho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado