Menu
Brasília

Bombeiro que levou agente do Detran para delegacia teme represálias

Arquivo Geral

26/03/2015 6h00

O bombeiro reformado que deu voz de prisão por porte ilegal de arma a um servidor do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, no início da semana, agora está com medo de ser perseguido pelos servidores do Detran-DF. Isso porque mensagens de celular, as quais o JBr. teve acesso após vazamento da informação, mostram supostos agentes planejando investidas contra o major e sua família. A comunicação foi feita por um grupo no WhatsApp, chamado “Instrutores de direção”. No entanto, o Detran-DF afirma que, de acordo com a imagem repassada, não há como comprovar que as mensagens foram emitidas efetivamente por um agente. 

Ainda assim, a conversa apresentou trechos com ameaças como: “Fala/agita os agentes da copol/oeste para vigiar esse prego, identificar os carros da família dele e monitorar, meter multa em todas as situações que estiver irregular, de preferência guinchar o  carro. Até ele pedir desculpa publicamente, além de meter um processo nele por abuso de autoridade (sic)”. 

Ocorrência

 Diante disso, o militar reformado, preocupado com o teor da mensagem, registrou ocorrência na 21ª DP (Taguatinga Sul). “Estou me sentindo perseguido,   com medo pela minha família e pelo o que pode acontecer. Já registrei uma ocorrência  contra essas mensagens, embora eu não tenha como comprovar que elas são, de fato, de agentes do Detran. Não tenho medo de multas, tenho medo de ameaças graves, físicas”, desabafa o major.

 Ele aproveitou para lembrar o ocorrido na última segunda-feira. Segundo o bombeiro, tudo aconteceu por volta das 18h20, quando ele foi buscar o filho no metrô. “Quando cheguei ao balão de Águas Claras, em frente ao supermercado, o trânsito estava   parado, mas somente no balão. Após 30 minutos de engarrafamento, eu percebi que os agentes do Detran transitavam  desordenadamente. Foi então que eu me dirigi até um deles e me identifiquei, apresentando minha carteira de identidade. Neste momento, fui destratado e percebi que ele carregava uma pistola à mostra na perna, nessa hora eu dei voz de prisão para ele por porte ilegal de arma”, conta. 

Órgãos minimizam conflito

Procurado pelo JBr., o Corpo de Bombeiros do DF afirmou que não vai se pronunciar sobre o caso. “Não temos o que declarar a respeito desse assunto. Não existe nenhum problema entre as instituições (bombeiros e Detran), pelo contrário, temos a mesma intenção de proteger e atender a sociedade”, completa o assessor de comunicação, major Quincoses. 

 Já o Detran-DF, além de reafirmar que não há como comprovar que a mensagem é de um agente, também esclarece que o episódio, ocorrido na segunda-feira, em Águas Claras, envolvendo um major reformado do Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito, foi um fato isolado e não há indício de animosidade entre as corporações. “Essa autarquia repudia toda e qualquer forma de retaliação por seus servidores”, completa o Detran.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado