Menu
Brasília

Ciclo de diálogos sobre a cultura é lançado

Arquivo Geral

25/03/2015 10h09

Dezenas de artistas, produtores e empreendedores culturais encheram a sala Plínio Marcos, no Complexo Cultural Funarte, no início da noite desta terça-feira (24), para acompanhar o lançamento do ciclo Diálogos Culturais — Pensando Juntos, promovido pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Até junho, a pasta ampliará o espaço de debates para 20 regiões administrativas.

O secretário Guilherme Reis e outros integrantes da secretaria receberam representantes do segmento para uma conversa de cerca de três horas. “É o início de um processo permanente. Precisamos ouvir, trocar experiências e construir juntos políticas estruturantes para a cultura do DF”, ressaltou o gestor.

Artistas tiveram a oportunidade de expor suas impressões e opiniões sobre o setor. “Brasília, para mim, é um sonho. É necessário pensarmos nas políticas culturais, desde aquelas voltadas à infância, para mantermos esse sonho vivo”, defendeu a escritora Alessandra Roscoe, autora de diversos infantis.

O palhaço Ankomárcio Saúde citou os artistas de rua e falou sobre o papel transformador da arte: “Sou fruto de projetos sociais e sei como a cultura pode mudar a vida das pessoas”. O fotógrafo Kazuo Okubo saiu em defesa dos artistas independentes. “Eventos de luxo, que cobram R$ 300 por ingresso, não precisam usar fundos da Lei de Incentivo à Cultura”, criticou.

Desafio

Reis destacou que, a par da crise financeira vivida pelo governo, a área de cultura segue como prioridade. A pasta estuda, inclusive, como reerguer o caixa. Um dos projetos para este ano é a construção do Plano do Sistema de Cultura do Distrito Federal, ferramenta legal que alinhará as políticas da secretaria e as do Ministério da Cultura. Caso aprovado pela Câmara Legislativa do DF, o projeto abre oportunidades de financiamento por parte da União.

A mulher do governador do Distrito Federal, Márcia Rollemberg, também presente no encontro, acrescentou que o trabalho de diálogo e transparência é fundamental para o crescimento do setor. “Brasília nasceu e é reconhecida pela dimensão cultural. Temos de fazer com que a cultura seja internalizada não só por uma pasta, mas por várias. É essencial a participação de todos neste processo.”

O encontro contou ainda com a presença de representantes do Ministério da Cultura e de administrações regionais, além de diretores de espaços culturais do DF e deputados distritais ligados ao segmento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado