Menu
Brasília

Atrativos fazem de Brasília um bom destino

Arquivo Geral

22/03/2015 9h00

Turismo de negócios. Esta é a atividade que está movimentando a economia local nos últimos tempos. Preparada para receber grandes e pequenos eventos corporativos, Brasília ganha mais visitantes ao longo do ano, o que estimula o setor de hotéis, bares, restaurantes e serviços gerais da cidade.

Dependendo da cerimônia, inclusive, a modalidade aumenta, em média, 20% o faturamento do setor gastronômico da região, segundo garante o presidente Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do DF (Abrasel), Rodrigo Freire. “O turismo de negócios, principalmente durante a semana, tem grande impacto. A capital provou que consegue sediar grandes eventos corporativos, gastronômicos, odontológicos, esportivos, ou seja, todas as áreas”, afirma. 

Praticidade

Freire ressalta que o Centro-Oeste acaba sendo mais procurado do que as demais regiões pela localização estratégica. “Trazer uma reunião a Brasília é mais barato e prático”, acrescenta, relatando a opinião de empresários do ramo: “Sempre recebo um retorno positivo”.

Entre os espaços preparados para receber todo tipo de evento, desde os corporativos até os esportivos, que se destacam em Brasília, está o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). 

Com  versatilidade e multifuncionalidade, o CICB, localizado no Setor de Clubes Sul,  impressiona pela estrutura, sendo equipado com uma cozinha de três mil metros quadrados, dentro do padrão da Federação Internacional de Futebol (Fifa), além de estacionamento coberto para dois mil carros, internet e sonorização em todo o local e grupos de geradores.

 “A diferença do CICB para os espaços apenas adaptados para receber um evento é que ele foi todo planejado para essa atividade, com métodos modernos de sustentabilidade. O centro atende a demanda de qualquer tipo de cerimônia. Essa versatilidade é o que nos define”, ressalta o diretor Marcos Cumagai.

Estrutura para todos os públicos

Segundo Marcos Cumagai, diretor do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), conceitos como privacidade e segurança também integram o centro, que conta com sete salas vips com elevadores exclusivos, completa ele. 

“Dessa forma, o CICB comporta eventos fechados, com a presença de personalidades importantes e até presidentes. Além disso, contamos com paredes móveis que facilitam a logística de qualquer reunião. Hoje, temos condições de montar 200 salas e receber 20 mil pessoas”, completa. 

 Além dos hotéis, bares e restaurantes, Marcos destaca também o aumento da demanda de empresas de táxis, ônibus, passagens aéreas, internet, som, pisos, toldos e até serviços de mão de obra. “A cerimônia que está sendo realizada agora, por exemplo, teve um saldo de 2,5 mil apartamentos ocupados no setor hoteleiro em pleno mês de março. A quantidade de empregos gerados é enorme e o que isso significa na economia local é algo grandioso. Hoje, Brasília vive disso. Em um ano realizamos mais de 100 eventos”, conclui. 

A cidade ganha

Para a gerente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Distrito Federal (Sindhobar), Maria Rafael, o turismo de negócios é extremamente positivo para o segmento. “De todos, o setor hoteleiro é o que apresenta maior movimentação, mas a cidade inteira ganha”, opina a executiva.

Saiba mais

Segundo o Ministério do Turismo, o turista de negócios e eventos, doméstico e internacional, apresenta   características comuns, como escolaridade superior e poder aquisitivo elevado. Além disso, o visitante costuma exigir praticidade, comodidades e atendimento e equipamentos de qualidade. 

A permanência média do turista de negócios no local do evento é de quatro (doméstico) e oito (internacional) dias, de acordo com o Ministério do Turismo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado