Menu
Brasília

Policiais reclamam do serviço médico prestado pela PMDF

Arquivo Geral

18/03/2015 12h00

Em dezembro do ano passado a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) inaugurou um centro de atendimento médico para prestar serviços ambulatoriais à corporação. A mudança, no entanto, tem sido alvo de críticas pelos PMs, que reclamam de não conseguir marcar consultas pelo telefone – único canal disponibilizado pelo serviço.

De acordo com o sargento Luis Resende da Silva, as consultas são feitas somente no novo centro. Mesmo quando o local não possui quadro médico de alguma especialicidade, é necessário fazer uma triagem para receber o devido encaminhamento a uma clínica particular. “O problema é conseguir marcar a consulta. Tem três dias que ligo, chego a ficar quase 40 minutos ao telefone e não consigo atendimento”, explica.

A assessoria da PMDF informou que a mudança foi feita para evitar gastos desnecessários com consultas particulares, já que o órgão possui um quadro médico próprio. “A consulta de triagem é importante para analisar a necessidade da corporação pagar uma consulta privada ao beneficidado”, afirma a instituição. O centro médico da PM possui 16 especialidades médicas e o paciente só é encaminhado para uma clínica de fora caso o local não ofereça o serviço.

A PMDF informou também que a demora em conseguir atendimento para marcação de consultas se deve ao período de adequeação do serviço. “Desde o início deste mês, concentramos as consultas no centro médico e cortamos o convênio com as clínicas particulares nas especialidades que possuímos. Por isso, houve um inchaço na procura pelo serviço, mas a corporação já trabalha para normalizar”, explicou a assessoria. A PM também estuda a possibilidade de se abrir um outro canal de marcação de consultas até o próximo mês, quando esperam que a situação se normalize.

O atendimento emergencial continua sendo feito normalmente nos hospitais conveniados com a PMDF. A corporação explica que o projeto é atender integralmente os policias no centro médico em consultas ambulatoriais, mas que não tem um prazo fixado para que isto ocorra. 

Os PMs pagam entre R$ 26 e R$ 50 pela contribuição de despesas médicas. O valor varia de acordo com o posto de cada policial. A cobertura é completa para todos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado