Menu
Brasília

Contra a dengue: crianças têm dia de gente grande

Arquivo Geral

15/03/2015 8h15

A última ação da Campanha contra a Dengue e a Febre Chikungunya, no Parque Vivencial II do Lago Norte, teve como foco a informação de crianças, monitoramento de focos de doença e controle biológico. A iniciativa da administração regional em parceria com a Vigilância Ambiental, encerrada ontem pela manhã, buscou conscientização por meio de ações diretas, como montagem de armadilhas e soltura de alevinos.

“No Lago, o problema são as áreas mais ermas. Com 10% a mais de chuvas este ano, teremos mais poças formadas”, preocupa-se o administrador Marcos Woortmann, que ainda lembra dos 25 casos de dengue identificados na região somente em 2014. “No Varjão há muito acúmulo de lixo, entulho, então são realidades distintas, mas que precisam da mesma atenção”, esclarece.

Para ele, conscientizar as crianças nas escolas ou grupos de escoteiros pode ser melhor do que distribuir panfletos informativos. “Quando é o papelzinho dizendo alguma coisa, a eficácia é restrita, mas quando seu filho fala é diferente. As pessoas devem aprender a ter hábitos diferentes”, defende Marcos.

Por dentro

No teatrinho organizado pela administração do Lago Norte, o escoteiro Leandro Mattos, 14, viu o mosquito Aedes aegypti falar engraçado e ser afugentado. Ele sabe, porém, que o assunto é  sério e . “Meus primos distantes tiveram dengue e, mesmo que morem em outra cidade, a gente fica preocupado” , diz o menino.

Ele afirma conhecer a dengue há tempos, mas só ter sido introduzido à febre Chikungunya, outra doença contraída a partir do mesmo transmissor, ao frequentar as oficinas. “Em casa, a gente cuida do quintal para evitar problemas, mas agora vou ficar ainda mais atento”, diz.

Ensinamentos vão ser levados para a rotina

Tanto Leandro Mattos quanto os lobinhos Mateus Ribeiro e Mateus Valente, de nove e sete anos, respectivamente, aprenderam a confeccionar uma armadilha a partir de produtos descartáveis e de simples manuseio. “Você pega uma garrafa PET, um microtule, coloca um pouco de alpiste no fundo, fita isolante para prender tudo e adiciona água”, instruem os garotos.

Durante o evento, o público também participou do plantio de mudas no Parque Vivencial II e, em seguida, da soltura de pequenos peixes, conhecidos como alevinos, nas bacias de contenção de águas pluviais da cidade. Segundo o administrador Marcos Woortmann, é uma das etapas de prevenção a casos de dengue e febre Chikungunya pois os animais promovem um controle biológico ao se alimentarem das larvas do mosquito.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado