Menu
Brasília

Dengue: chuvas são alerta maior

Arquivo Geral

07/03/2015 9h20

O número de casos confirmados de dengue diminuiu 71,9% nas cinco primeiras semanas do ano, se comparado ao mesmo período de 2014:  foram 236. Mas as chuvas, que naquele período foram raras e agora voltaram, são um sinal de alerta para a doença. Dados ainda mais recentes da Secretaria de Saúde,     a serem contabilizados no próximo boletim, indicam que, só no Lago Sul, já são 33 registros. No documento da pasta, que vai até o dia 9 do mês passado, constam apenas dois registros.  Ou seja, houve  aumento de 1.650%, conforme os dados preliminares da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue.  

Entre janeiro e a primeira semana de fevereiro, cidade campeã de registros foi Planaltina, responsável por 25% dos diagnósticos. Para a Secretaria de Saúde, a dengue está controlada no DF, mas uma força- tarefa apoiada pelo Exército   deve eliminar focos do mosquito, responsável também pela febre chikungunya. 

Exército

Ontem, cem militares   finalizaram o treinamento para atuar com agentes de saúde no combate às doenças com ações práticas na   Estrutural. Chefe da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue da Secretaria de Saúde, Ailton Domicio explicou que o reforço fará com que as equipes de trabalho mais que dobrem: a ação contará com 17 grupos, quando antes eram apenas sete.  

O objetivo da força-tarefa, que envolve diversos órgãos da administração pública, é informar a população em visitas a residências, recolher lixo  para reduzir focos e combater a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. 

Na   Estrutural, as equipes fizeram um trabalho de inspeção e orientação. Em caso de reconhecimento de larvas, o local recebia tratamento antecipado. 

De acordo com Ailton Domicio,  não há um calendário definido para as próximas  visitas, mas ele adiantou que a secretaria vai atuar com base em avaliações epidemiológicas  semanais. Ele  ressaltou que a diminuição dos casos pode ser justificada pelo período de estiagem. 

Pelo boletim   mais recente, além de Planaltina, com  59 casos, houve mais registros  em Sobradinho II (21) e Taguatinga (18).

Família inteira com dengue no Guará

Sete pessoas da mesma família foram contaminadas  no Guará II, onde a vizinhança também sofre com um possível surto de dengue. Ainda não foi localizado o foco do mosquito, mas a suspeita é que esteja em uma casa abandonada. 

No   Lago Sul, agentes fizeram um levantamento no mês passado e constataram 25 imóveis fechados. Para combater e eliminar focos da dengue, a administração regional junto com o Instituto Sabin e a Vigilância Ambiental entraram nessas residências e fizeram vistorias.  

No entanto, o designer de produtos Isaac Lucena, 39 anos, teme por um surto em um condomínio da região. “Tem mais ou menos duas semanas que tenho visto bastante mosquito. Até achava que era muriçoca, mas tem muito Aedes aegypti”, conta. 

Para ele, pode haver focos  em piscinas, lajes e até carros abandonados. “Todo dia mato um mosquito. A gente se sente refém por uma falta de controle dos órgãos. A dengue pode até estar controlada, mas o mosquito ainda está por aí”, diz. 

Segundo a Secretaria de Saúde, o número de mortes de 2013 para 2014 passou de cinco para 18. Já em relação à chikungunya, o DF registrou, no ano passado, três casos. Hoje, há dois casos  em investigação e um confirmado no Guará. 

Saiba mais

A Secretaria de Saúde informou que mantém equipes da Vigilância Ambiental em todas as regiões administrativas, que realizam visitas domiciliares regulares e dão orientação aos moradores.

Desde o dia 23 de fevereiro agentes de saúde percorrem as casas no DF. Desde 2011, há a Semana de Prevenção da Dengue no DF, realizada de setembro a maio, sempre na terceira semana de cada mês.

O Corpo de Bombeiros Militar também está reforçando a equipe de combate às duas doenças no DF. 

São 40 homens cedidos, já treinados, que também devem trabalhar em conjunto com o Exército. 

As administrações regionais também estão realizando a limpeza das cidades, já que o lixo também pode acumular água parada.

Ponta a ponta

Regiões  com maiores índices de contaminação*:

Planaltina 59 casos
Sobradinho II  21 casos
Taguatinga  18 casos
Gama  14 casos
Guará  14 casos

Regiões administrativas sem índices de contaminação*:

Candangolândia, Cruzeiro, Fercal, Jardim Botânico, Riacho Fundo I e II, Scia, SIA e Varjão

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado