Menu
Brasília

Semana do Lago Limpo começa com vistoria do Paranoá nesta segunda

Arquivo Geral

06/03/2015 15h47

Começam nesta segunda (15) os eventos da Semana do Lago Limpo, com técnicos da Adasa, Polícia Militar Ambiental e Marinha inspecionando a orla em busca de captações de água e lançamentos de efluentes irregulares. Esta vistoria, por barcos,de 9h às 17h, durante três dias, será feita por duas equipes, que poderão  notificar os usuários irregulares.

Na sexta (19), técnicos da Superintendência de Recursos Hídricos farão monitoramento para medição de vazão dos quatro principais braços do lago Paranoá. O trabalho visa identificar a quantidade de água que chega ao lago, levando em conta medidas já realizadas ao longo de uma série histórica. O evento serás aberto às 9,30 horas no Barco Escola Mar de Brasília, no Pontão do Lago Sul.

De quarta a sexta, 17 a 19 de  março, 80 reeducandos da Fundação de Amparo ao Preso Trabalhador (FUNAP) participarão ativamente da coleta do lixo nas bordas do lago. Eles atuarão em oito postos – Ponte das Garças, Barragem, Ponte do Bragueto, Ponte Costa e Silva, Ponte JK, Ermida Dom Bosco e Pontão. Ano passado foram retirados do lago mais de sete toneladas de lixo.

A Semana Lago Limpo terá ainda movimentos de educação ambiental voltados para a conservação dos nossos recursos hídricos, tendo o Lago Paranoá como protagonista. Com a lâmina de água com nível baixo – 999,91, mergulhadores, no sábado (20) farão a limpeza no fundo do lago, na área do Pontão do Lago Sul. 

O programa da Adasa de Educação Ambiental, que normalmente ocorre nesta semana, este ano será dedicada a 150 professores da rede de ensino do DF. Eles receberão atenção especial e poderão participar de aulas de capacitação ambiental, pela manhã e à tarde, sobre o uso racional da água e a destinação correta dos resíduos sólidos. A Semana do Lago Limpo concentrará suas atividades no píer do Pontão (Lago Sul).

No sábado, no encerramento do evento ocorrerão diversas atividades e jogos educativos, com participação de crianças, com contação de estórias, jogos interativos e oficina de reciclagem. O Adasa Móvel estará presente durante todos os dias no Pontão e postos de coleta do lixo. O lago atingirá sua cota mínima -999,8 no dia primeiro de outubro, continuando assim até o final de novembro.

Em outubro e novembro, quando ocorrerão eventos náuticos, as cotas subirão, no período, para 99,85. Até o final do ano atingirá a cota mil. O rebaixamento não compromete a utilização do lago em suas diversas atividades (geração de energia, lazer, pesca, esportes náuticos, etc). Neste período de baixa da lâmina de água, as margens do lago ficam mais expostas e cabe à CEB controlar a geração de energia para garantir as cotas mínimas diárias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado