Menu
Brasília

DF usará sistema nacional de informação em todo o Socioeducativo

Arquivo Geral

02/03/2015 15h40

Os servidores das unidades de internação do Sistema Socioeducativo fizeram, nesta segunda-feira (2), um treinamento na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que trata do uso do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia). Ainda este ano, todo o Sistema Socioeducativo terá procedimentos unificados e utilizará o recurso do governo federal para banco de dados.

O Sipia é uma ferramenta de sistematização dos dados e atendimento que está sendo levada para todo o Brasil. O DF já utiliza o sistema em unidades de Meio Aberto e Semiliberdade e vai implantar agora nas seis unidades de internação. “O objetivo do Sipia é ser instrumento do atendimento socioeducativo e é responsabilidade das gestões estaduais fazer com que ele seja usado de forma unificada. Para nós é muito importante essa parceria com o governo do DF para que a plataforma seja usada efetivamente como mecanismo de perspectiva dentro do Socioeducativo”, ressaltou o coordenador-geral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Claudio Vieira.

Não é a primeira vez que servidores da Secretaria de Políticas para Criança, Adolescentes e Juventude passam por treinamento na SDH. Em fevereiro, conselheiros tutelares passaram pela mesma capacitação para que os Conselhos Tutelares também façam parte desta rede de informação.

“Nós queremos aplicar as políticas em conjunto e para que isso funcione, todas as unidades precisam falar a mesma língua, usar os mesmos sistemas e ferramentas”, explicou a secretária de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Jane Klebia Reis. “Precisamos saber quem é esse adolescente que está no sistema, o porquê de ele estar ali, quantas vezes já passou por ali e trabalhar para que ele não volte. Para isso, temos de trabalhar juntos”.

O curso começou nesta segunda e segue amanhã (3), das 9h às 17h. Os servidores vão entender como funcionam cadastro, atendimento, evolução dos procedimentos, registros e transferência de dados.          

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado