Menu
Brasília

Moradores protestam por regularização de lotes do Sol Nascente

Arquivo Geral

02/03/2015 7h18

*Com informações de Jéssica Antunes 

Na manhã desta segunda (2), cerca de 150 moradores do Residencial Nova Jerusalém protestam no Eixo Monumental. Eles cobram a regularização de lotes da invasão no Sol Nascente. 

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 6h15 os manifestantes fecharam todas as vias da pista S1, na altura do Tribunal de Justiça do DF. Às 7h20 os militares negociaram com o grupo e três das seis faixas foram liberadas. Já por volta das 11h20, os manifestantes bloquearam novamente as seis faixas do Eixo Monumental, em frente ao Palácio do Buriti, sentido Rodoferroviária. Às 11h50, três faixas foram liberadas e somente às 14h a pista foi totalmente desobstruída. Enquanto isso, a Agência de Fiscalização (Agefis) faz operação no Sol Nascente para derrubar os barracos irregulares. Os moradores do condomínio estão armando barricadas para impedir a ação.

Às 14h30 os manifestantes voltaram para a Nova Jerusalém, para reaver os pertences e prometeram voltar à acampar na Praça do Buriti na quarta (4).

Leia mais: Confusão na derrubada de casas no Sol Nascente

Representantes dos moradores e uma comitiva do GDF se reuniram, mas nada foi acordado. O governo ofereceu um cheque-aluguel, no valor de R$ 600,mas os manifestantes recusaram a proposta.

O representante da comunidade, Igor Sávio, diz que eles permanecerão no local até uma reunião decente com o governo: “Essa será a primeira de muitas noites que passaremos aqui, caso não entrem em acordo conosco. O Sol Nascente é uma região passível de regularização e só sairemos quando fizerem uma negociação de verdade”.

Alguns moradores seguiram com os deputados Rodrigo Delmasso, Érika Kokay e Bispo Renato para o Sol Nascente, com a intenção de impedir a derrubada das casas.

O trânsito segue lento no Eixo Monumental, via N1. Motoristas relatam que a velocidade média é de 8 km/h.

No início da manhã, o protesto também causou reflexos em todas as vias adjacentes da área central de Brasília. O tráfego da Epia Sul e da EPTG era desviado para o Parque da Cidade. Estrutural não acessava o Eixo Monumental em razão do protesto. 

Outro protesto

Moradores do Jardins Mangueiral protestam por melhorias no transporte público. A DF-001 e a  DF-463 estão com trânsito lento em virtude da manifestação. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado