Menu
Brasília

Chuva na manhã desta quinta-feira foi a maior de janeiro

Arquivo Geral

29/01/2015 20h10

Os brasilienses foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira (29) com o volume de chuva que caiu no Distrito Federal. Isso porque, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), só nesta quinta tivemos 36,8 milímetros de precipitações — no resto de janeiro foram 53 milímetros. E a previsão do instituto é de chuva para sexta-feira, sábado e domingo, principalmente no fim do dia. A temperatura mínima deve ficar em 18°C e a máxima em 28°C. A umidade vai variar entre 90% e 40%.

Pelo menos cinco acidentes de trânsito foram registrados após o temporal desta quinta. Entre as vítimas, três motoqueiros. Um deles caiu e fraturou a perna próximo à Residência Oficial do governador, em Águas Claras. O outro se acidentou na pista que liga Samambaia a Taguatinga. O terceiro se envolveu em uma colisão com dois carros, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), próximo à UPA da região administrativa.

Houve também uma capotagem na BR-020 e uma colisão entre três veículos no Eixão Norte, na altura da quadra 105. Todas as vítimas tiveram escoriações leves e algumas foram encaminhadas a hospitais próximos aos locais dos acidentes.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, nesta época de chuvas, com as pistas molhadas e escorregadias, é preciso ter muita atenção e cuidado no trânsito.

De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Sérgio Bezerra, nesta manhã houve apenas uma ocorrência devido às chuvas. Uma escola particular da Asa Norte abriu um chamado porque uma calha estava entupida. Para quem precisar de algum serviço, que não caracterize urgência, pode solicitar auxílio para a Defesa Civil, no número 3335-8199. Para atendimentos emergenciais, entre em contato com os bombeiros no 193.

Dicas importantes para o período de chuvas:

 

• Prefira áreas mais altas para evitar alagamentos.

 

• Fixe o telhado de casa com pino e não com outros materiais.

 

• Limpe as calhas

 

• Entre em contato com a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), no número 162 — opção 4 —, ou com a Administração Regional para denunciar outdoors que estejam rasgados, pois eles podem cair com os ventos fortes.

• Entre em contato com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), no número 3403-2626, para pedir o corte ou poda de árvores. A população pode informar também sobre buracos no asfalto e bueiros entupidos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado