Menu
Brasília

Festas de carnaval já começaram nas ruas do DF

Arquivo Geral

25/01/2015 9h30

Contagem regressiva para a festa mais animada do País. Daqui a 23 dias, quem estiver em Brasília poderá pular carnaval ao som do Pacotão, tradicional bloco de rua que existe na capital desde 1978. Na tarde de ontem, na 408 Norte, o concurso de escolha das marchinhas selecionou dez composições que irão embalar o público nos próximos dias e se tornarão faixas do CD do Pacotão deste ano. Ao todo, 30 letras participaram da seleção. 

“A marchinha é a parte mais tradicional do Carnaval. Em Brasília, refletem o momento político. O dia a dia de Brasília define as composições que cantamos”, comenta o aposentado e jornalista Joka Pavaroti, 64 anos, integrante do “Politburo do Pacotão”, grupo encarregado pela organização do evento. 

No processo de escolha, os interessados se inscreveram por e-mail. Após a pré-seleção, os cantores e compositores foram apresentados. “Eles subiram ao palco sob a avaliação do júri”, conta. 

Segundo ele, alguns critérios de escolha foram indispensáveis, ao levar em consideração  que a marchinha deveria ser tradicional.

De acordo com Joka, a criatividade é praticada com liberdade pelos participantes.  “O tema é livre. Não pode ser paródia nem plágio. E, principalmente, não aceitamos que as letras fiquem falando bem do governo”, destaca, em tom de bom humor.

Trajetória

Em 1985, saiu o primeiro disco de vinil do Pacotão com sete marchinhas. Já em 1999, foi gravado o primeiro CD do bloco. O álbum deste ano será o 15º. “Desde o início do Pacotão,  290 marchinhas fazem a crônica política da cidade”, lembra Joka. 

Ao som do sax, tamborim, surdos, tarol, trombone e guitarra, sete instrumentistas compõem a Banda Podre do Pacotão, que possui missão de exibir a cultura brasiliense por meio do ritmo afiado e acordes embalados com os cantores que brindam a capital com humor nas estrofes e rimas. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado