Menu
Brasília

Bons hábitos herdados da família ajudam a economizar água e energia

Arquivo Geral

25/01/2015 8h00

A dona de casa Sandra Marques, de 40 anos, herdou da mãe o hábito de captar água da chuva para regar as plantas. “Quando casei, passei a fazer o mesmo. Também ensinei para a minha filha e espero que ela use isso na casa dela futuramente”, conta, revelando outros segredos de economia. 

Ela também só lava roupa a cada 15 dias. “Somos três aqui em casa, então não suja tanta roupa. Espero acumular para lavar de uma vez e economizar água e sabão em pó”, ressalta.

O geólogo Ernesto Duarte,    48 anos,  por sua vez, usa a água da última lavagem da máquina para limpar a varanda. “A água sai limpinha e já vem com sabão. Ao invés de jogar fora aproveito para lavar a área e a calçada. Usar mangueira nos dias de hoje é uma tremenda falta de consciência”, conclui.

De acordo com Rafael Fernandes, coordenador de restauração florestal da fundação S.O.S Mata Atlântica, projetos para recuperação de florestas, em área de manancial, são urgentes. “O reflorestamento é uma das pontas. Floresta e água têm uma relação muito íntima”, explica. 

O especialista em água Samuel Barreto, coordenador de ações da organização internacional The Nature Conservancy (TNC), reforça a necessidade de recuperação dos mananciais. “Mais de 80% da cobertura verde foi perdida com o tempo. Isso tem impacto direto tanto na qualidade, quanto na quantidade da água que chega às torneiras. É preciso rever o modelo atual, recuperar áreas de manancial, aplicar mecanismos de gestão de oferta e reduzir perdas. A estimativa é que o Brasil perca cerca de 40% de tudo o que produz anualmente”, destaca.

Barreto também realça a importância de reutilizar. “A gente gera, em média, 60 metros cúbicos de esgoto por segundo. Essa água poderia ser reaproveitada para diversas finalidades”, afirma.

Mas os especialistas não descartam a importância de ações individuais para poupar água. Recentemente, pesquisadores da Indiana University Bloomington publicaram o estudo “The Water Short List: The Most Effective Actions U.S. Households Can Take to Curb Water Use” ou, em português, “A pequena lista da água: as ações mais eficazes para reduzir o consumo de água nos domicílios”, onde existem dicas para economizar o recurso com a mudança de hábitos.

Ações fazem a diferença
 
 Segundo alguns estudiosos, as famílias podem reduzir o consumo de água em, pelo menos, 30% por meio da implementação de ações que proporcionem banhos mais curtos, uso de máquinas de lavar em carga máxima e a redução de um quarto da quantidade de água utilizada nas descargas. 
 
Para hortas e jardins, a dica mais importante é recolher a água da chuva para regar as plantas. Também deve-se escolher um tipo de grama que requeira menos água e instalar um sistema de irrigação por gotejamento.
 
Especialistas apontam, contudo, que nem todas as dicas divulgadas são válidas, como, por exemplo, escovar os dentes enquanto se toma banho, já que uma torneira normal utiliza menos água do que um chuveiro.
 
Outra sugestão é que os aparelhos domésticos com eficiência de economia de água sejam mais baratos, o que implicaria uma série de investimentos por parte do Estado. 
 
Consumo de energia
 
Para reduzir o gasto de energia elétrica, a dica de especialistas é verificar se os aparelhos eletrodomésticos apresentam o selo do Programa de Combate ao D esperdício de Energia Elétrica (Procel) de economia de energia, com a indicação “A”. Isso indica que são os mais econômicos.
 
Ao usar o ar-condicionado, por exemplo, é importante manter as portas e janelas fechadas. Isso evita que o ar do ambiente seja renovado várias vezes e, com isso, o aparelho funciona em condições mais severas. Além disso, é recomendado limpar os filtros periodicamente. 
 
Com relação aos computadores, a orientação é de que o monitor de vídeo é responsável por 70% do consumo de energia elétrica. Por isso, o ideal é configurá-lo para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.
 
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado