Menu
Brasília

Programa que oferece visitas guiadas ao Mané encerra atividades de 2014

Arquivo Geral

22/12/2014 16h15

“É espetacular, coisa de outro mundo. Impressiona pelo tamanho e pela beleza”, contou o paulista Danilo Lourenço, de 30 anos. Morador de Araçatuba, a 500 quilômetros de São Paulo. O gerente de vendas ficou encantado ao entrar no Mané Garrincha para o último dia de visitas guiadas no ano. “Dá arrepio”, disse, mostrando o braço.

O programa contou com a participação de mais de 3 mil pessoas, sendo vários turistas de diversos estados e países. Durante o passeio, os visitantes têm acesso aos bastidores do estádio, locais a que o público em geral não tem acesso, como a lateral do gramado, o banco de reservas e o vestiário.

O Mané Garrincha recebeu 1,7 milhão de espectadores nos 80 eventos que realizou em 19 meses de funcionamento, e cerca de 19 mil visitantes apenas nos passeios gratuitos. Desde 2011, mesmo antes de sua inauguração, o estádio já oferecia visitas agendadas. Passaram pela arena alunos dos ensinos Básico, Fundamental e Médio; e estudantes de graduação em arquitetura e engenharia, além de moradores das Regiões Administrativas do DF que participaram do programa GDF Junto de Você.

Colombianos

Além de Danilo, a mineira Alessandra Araújo aproveitou o sábado para trazer o marido colombiano, John Alarcom, e os filhos Luckas e Andrés, durante a rápida passagem pela capital. “O John queria vir na Copa, mas não foi possível. Como aqui foi um dos estádios em que a Colômbia jogou durante o Mundial, viemos conhecer”, contou a empresária, que mora no Canadá e vai passar o Natal com a família em Minas Gerais. Mesmo com poucos dias na cidade, o Mané Garrincha estava na lista dos lugares para conhecer.

A visitação, que é gratuita, colocou o Mané Garrincha como parte da rotina de quem passa pela cidade e de quem é residente. Mais de 3 mil pessoas conheceram a arena de pertinho por vários motivos. “É uma oportunidade que poucos estádios dão ao público. Acho que o Brasil deveria ampliar o acesso das pessoas aos estádios de futebol, seja quando houver partidas ou para quem vai conhecer”, contou Ester Ferreira, de 21 anos, moradora do Cruzeiro.

A estudante disse ainda que, por gostar de futebol, ter esse acesso é importante: “Bate uma curiosidade de ver por onde jogadores famosos estiveram”. Os passeios são gratuitos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado