Menu
Brasília

Sem acordo, servidores do GDF voltarão a protestar na terça-feira

Arquivo Geral

22/12/2014 12h30

*Com informações de Ludmila Rocha

 Foi decidido por votação que o Sindiserviço-DF voltará a manifestar às 7h da próxima terça-feira, 23. Apesar da reunião que tiveram com representantes do governo na tarde desta segunda, nenhum acordo foi firmado. O GDF prometeu depositar os salários em atraso na conta dos funcionários da GVP, mas todas as outras empresas continuariam sem o pagamento do décimo terceiro.

Os servidores decidiram, portanto, cruzar os braços em frente aos seus locais de trabalho para impedirem que outros funcionários trabalhem. A paralisação da categoria continuará como forma de protesto até que um acordo pelo depósito dos pagamentos seja feito.

Início dos protestos

A manifestação começou pela manhã, por volta das 10h30, quando cerca de 300 servidores do GDF se reuniram em frente ao Palácio do Buriti para reivindicar, principalmente, o pagamento do décimo terceiro. As categorias prejudicadas pelos atrasos eram: professores, funcionários da área administrativa das escolas públicas, servidores gerais e agentes penitenciários.

Por conta dos protestos, as secretarias do Governo do Distrito Federal se reuniram e firmaram um acordo com algumas das categorias de depositar os salários até amanhã, 23. Contudo, os trabalhadores do Sindiserviços-DF, como servidores da limpeza e recepcionistas dos hospitais, continuam sem resposta.

Funcionários da GVP e Juiz de Fora, empresas terceirizadas do governo, são as mais prejudicadas dentre as cerca de 14 empresas que reivindicam os pagamentos. Isso porque, além do atraso do décimo terceiro, o salário do mês de novembro e o tíquete-refeição ainda não foram repassados.

Reivindicações

O  servidores gerais do GDF voltaram a manifestar após o acordo firmado no último dia 13, de que o salário seria depositado, mas não foi cumprido. Funcionários das empresas Juiz de Fora e GVP ainda não receberam o salário e o tíquete-alimentação. Nenhum servidor recebeu o 13º salário. Cerca de 4 mil funcionários estão sendo prejudicados pelo atraso. 

Já os agentes penitenciários reivindicavam o salário de dezembro e o 13º salário. São cerca de 1.600 servidores que atuam na medida socioeducativa. Eles afirmavam que caso não houvesse acordo, o sindicato iria deliberar a categoria para cancelar as visitas de natal nas penitenciárias. 

Os monitores de escolas públicas do DF aguardam depósito da aposentadoria. O sindicato alega que os funcionários que aposentaram após o mês de setembro, ainda não receberam o benefício, além do 13º salário. No último dia 20, o GDF havia prometido que o dinheiro seria depositado. No entanto, nada aconteceu. 

Eixo Monumental bloqueado

O trânsito no Eixo Monumental ficou parado por quase três horas, na tarde desta segunda-feira (22). Cerca de quarenta pessoas em cada lado das vias bloquearam o trânsito nos dois sentidos do eixo. Com isso, todas as seis faixas da S1 e da N1 foram interditadas. 

Por volta das 14h45, um reforço da Polícia Militar com cerca de 100 agentes se deslocou para o local, a fim de acompanhar os manifestantes e tentar negociar para que liberem as pistas. O carro de som do Sindiserviços-DF também pediam aos servidores que se desloquem para a Praça do Palácio do Buriti.

Com isso, a via do Eixo Monumental que dá acesso à Esplanada já foi liberada. Policiais fizeram um cordão de isolamento na altura do TJDF para impedir que os manifestantes voltassem a bloquear a pista. 

Cerca de meia hora depois, a outra via também foi desbloqueada e, às 15h15, o trânsito já fluia normalmente nos dois sentidos do eixo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado