Menu
Brasília

Polícia prende parte de quadrilha suspeita de roubos a casas nos lagos Sul e Norte

Arquivo Geral

18/12/2014 19h45

A Polícia Civil do Disteito Federal prendeu dois homens e apreendeu um adolescente de 17 anos suspeitos de integrar uma quadrilha de roubos a casas dos lagos Sul e Norte. De acordo com as investigações, Iago Lopes Rocha e Diego dos Santos Teixeira, ambos com 18 anos de idade, teriam participado de quatro roubos a casas dos bairros insulares no intervalo de apenas um mês.

Segundo a polícia, outros dois membros do bando estão foragidos. Trata-se do casal Alessandro Pereira da Silva,  21 anos, e Andrea Mariano da Silva, 30. Para os investigadores, Alessandro é o líder da quadrilha, que tinha, por principal característica, o uso excessivo da violência.

“Não satisfeitos em invadir a casa das pessoas, os bandidos ainda espancavam as vítimas para amedrontá-las e convencê-las a não denunciar a quadrilha”, explicou Ricardo Viana, delegado-chefe da 9ª DP (Lago Norte). “Todos já tinham antecedentes criminais. Os dois adultos que estão presos, Iago e Diego, haviam sido apreendidos, quando menores de idade, por infrações análogas a tráfico de drogas, roubo e homicídio”, completou.

Vítimas escolhidas pelo carro

A quadrilha costumava fazer rondas por avenidas dos lagos Sul e Norte com a finalidade de encontrar as vítimas. Conforme as investigações, assim que avistavam um veículo luxuoso, os bandidos seguiam o automóvel até a residência do proprietário. Eles aguardavam a vítima entrar na garagem para anunciar o assalto.

Uma vez dentro da casa, os criminosos rendiam os moradores e procuravam por objetos de valor, como eletrodomésticos, celulares, joias, armas e dinheiro. Os pertences subtraídos eram levados a uma espécie de galpão, em Samambaia, que era alugado pelo bando.

O mesmo procedimento foi repetido em roubos nos dias 11 e 31 de novembro em casas do Lago Norte, e em dois assaltos no dia 10 de dezembro, um na QL 20 do Lago Sul e outro na QI 3 do Lago Norte.

Como prevenção, a polícia recomenda que a população sempre verifique se está, ou não, sendo seguida no caminho para casa. Além disso, é aconselhado que as pessoas entrem rapidamente na residência para não dar espaços a criminosos.

Digital reconhecida

A participação de Andrea Mariano da Silva no roubo da casa da QI 3 do Lago Norte foi comprovada por um exame papiloscópico. A digital da suspeita foi encontrada em móveis da residência. Já o cônjuge de Andrea, Alessandro Pereira da Silva, foi reconhecido pela vítima do assalto.

Iago Rocha foi capturado através do cumprimento de um mandado de prisão por roubo. Diego Teixeira foi preso em flagrante portando drogas no Recanto das Emas. Em depoimento na delegacia, os dois confessaram participação e deram detalhes dos roubos às casas dos lagos Sul e Norte.

Se condenados, os suspeitos, que já estão presos, podem pegar de 14 a 37 anos de reclusão por roubo qualificado, restrição de liberdade e corrupção de menores, além de formação de quadrilha.

Velho conhecido

O suposto líder da quadrilha, o foragido Alessandro Pereira da Silva, possui quatro mandados de prisão apenas na 9ª Delegacia de Polícia. Ele foi investigado durante a Operação Beterraba, deflagrada no meio deste ano, que terminou com a prisão de oito assaltantes de residências. Também naquela operação, Alessandro não foi capturado. A suspeita da Polícia Civil é de que ele tenha organizado uma nova quadrilha para continuar com os roubos.

A Operação Beterraba foi motivada por uma série de cinco roubos a residências do Lago Norte, entre os meses de abril e junho de 2014. O nome “Beterraba” vem da forma como os bandidos se chamavam durante o assalto à casa do deputado federal Alberto Fraga, no dia 12 de abril.

Queda no número de assaltos a casas

O número de roubos a residências dos lagos Sul e Norte caiu na comparação dos onze primeiros meses de 2013 com o mesmo período deste ano. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública, no Lago Sul, foram registrados 20 casos no ano passado, contra 16 em 2014. O recuo no Lago Norte foi de 13 ocorrências, em 2013, para 11 registros verificados neste ano. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado