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Brasília

Vendas do comércio brasiliense crescem em novembro

Arquivo Geral

18/12/2014 13h56

As vendas do comércio brasiliense apresentaram um leve crescimento de 0,59% em novembro de 2014 na comparação com o mês anterior. Já as vendas do setor de serviços cresceram 4,22%. No acumulado dos últimos 12 meses (nov 2013 x nov 2014) as vendas tiveram uma queda de 4,20% (comércio e serviços). É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

“Era esperado um crescimento maior por causa das datas comemorativas. Porém, o alto custo do crédito e a inflação elevada afastaram um pouco os clientes das lojas nesse período”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Ele também ressalta que os consumidores estão usando o décimo terceiro salário para pagarem as dívidas, bem como evitando contrair novas prestações.

No setor de serviços, o destaque ficou para o segmento de agência de viagem, que registrou crescimento nas vendas de 12,96%, seguido por: autoescola (7,98%); petshop (7,13%); academia (5,58%); aluguel de artigos para festas (3,54%); reparação de eletroeletrônicos (2,82%); salão de beleza (2,37%); ensino de idiomas (2,27%) e clínica de estética (0,19%). O único segmento de serviços que apresentou queda nas vendas no mês de novembro foi o de casa de eventos (-0,48%).

No comércio, apresentaram elevação nas vendas em novembro, na comparação com outubro, os segmentos de: tecidos (31,65%); floricultura (17,45%); móveis e decoração (8,10%); vestuário (6,75%); material de construção (5,46%); lojas de utilidades domésticas (5,45%); calçados (1,99%); óticas (0,79%). Já o segmento que registrou a maior queda no penúltimo mês do ano foi o de autopeças e acessórios (-5,58%); informática (-2,38%); farmácia e perfumaria (-2,18%); bares, restaurantes e lanchonetes (-1,94%); livraria e papelaria (-0,99%) e mercado e mercearia (-0,02%).

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras. No comércio, a modalidade respondeu por 46,14% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 39,97% das compras. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 594 do comércio e 306 de serviços. 

 

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