Menu
Brasília

Alfabetização Cidadã realiza formatura de estudantes

Arquivo Geral

09/12/2014 10h40

O Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos, da Pro-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade Católica de Brasília (UCB), realizará a formatura dos estudantes não alfabetizados, nesta terça-feira, dia 9 de dezembro, às 18h, no Auditório do Bloco Central, no Câmpus de Taguatinga. Em 2014, aproximadamente 300 estudantes da comunidade local, com mais de 18 anos e em situação de vulnerabilidade social, receberão certificado de formatura nos níveis fundamental e médio. Na cerimônia de formatura, estudantes, alfabetizadores e parceiros do projeto receberão homenagem.

Desde 1997, mais de 20 mil pessoas tiveram suas vidas transformadas pela educação por meio do projeto Alfabetização Cidadã. Nos últimos quatro anos, em parceria com o Rotary Club Distrito 4530, cerca de 1.800 pessoas se formaram. A coordenadora do projeto Alfabetização Cidadã, Prof. Ma. Gleice Amélia Gomes Lemos, explica que o programa concede benefícios de proteção social básica por meio da alfabetização, como desenvolver as potencialidades e capacidades de leitura, escrita e linguagem aos estudantes. “O projeto tem sido uma importante parceira no combate ao analfabetismo no Brasil com ações de sensibilização e mobilização da comunidade para exigir do governo a oferta de educação e continuidade dos estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos. Isso porque o momento em que você tem autonomia de escrever sua própria história e conseguir não precisar mais da ajuda dos outros para coisas básicas é uma libertação. Não somente para as pessoas que foram alfabetizadas, mas para suas famílias também”, explicou.

Alfabetização para a comunidade

O curso de alfabetização é constituído por módulos com duração de nove meses, sendo um voltado à capacitação inicial de alfabetizadores e os demais para realização das aulas, que são realizadas na UCB ou nas regiões do Areal, Samambaia Sul e Norte, Riacho Fundo II, Varjão, Recanto das Emas, Brazlândia, Varjão e Taguatinga em turnos matutino, vespertino e noturno. Ao todo são 12 turmas de alfabetização, sendo 11 apadrinhadas pelo Rotary Club e uma pela empresa Sustentare Ambiental para os funcionários do SLU (Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal) que funcionam em localidades cedidas por parceiros, como igrejas, batalhão de polícia, faculdades e escolas públicas. As aulas são ministradas por voluntários, estudantes da universidade ou de outras instituições e comunidade que recebem bolsa auxílio pelo serviço e treinamento da UCB para lecionar.

As inscrições para novos estudantes do projeto de alfabetização serão abertas em janeiro de 2015. O requisito é ser maior de 18 anos e ter renda per capita de até R$ 400. Também haverá seleção de novos alfabetizadores que devem ser maiores de 18 anos, moradores da região e, preferencialmente, estudantes do ensino superior em áreas de licenciatura.

 

Serviço

Formatura do projeto Alfabetização Cidadã

Quando: terça-feira, 09 de dezembro de 2014, às 18h

Onde: Auditório Central da UCB

Endereço: QS 07 Lote 01 EPCT, Águas Claras – CEP: 71966-700 – Taguatinga/DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado