Menu
Brasília

Testes de HIV, sífilis e hepatite são realizados no Hospital de Planaltina

Arquivo Geral

03/12/2014 14h29

Nesta quarta-feira (3), a Regional de Saúde de Planaltina realizará testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C para os servidores da regional e a população em geral. Os exames serão realizados, até 5h, na Emergência do Hospital e visa alertar a população para a importância da prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DTSs) e captar os infectados.

Os testes são feitos a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue da ponta do dedo. O resultado dos exames, colocados em um dispositivo de testagem, saem minutos depois. A depender do diagnóstico, os encaminhamentos para os serviços de atendimento em doenças sexualmente transmissíveis são feitos na hora.

Segundo a coordenadora de DST/AIDS/ Hepatites Virais de Planaltina, Regina Célia Costa, a iniciativa é uma campanha que comemora o Dia da Prevenção da Aids. “Nesses dias, além do teste rápido, haverá distribuição de material educativo e preservativo, e os servidores vão aconselhar e orientar sobre a prevenção”, afirmou.

Já as Gerências de Saúde no Sistema Prisional e de DST/Aids, ambas da SES/DF, realizarão uma ação voltada a todos os profissionais das unidades prisionais e àquelas pessoas privadas de liberdade do Centro de Detenção Provisória. Serão oferecidas testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação será realizada das 9h às 16h e vai até segunda-feira (8).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado