Menu
Brasília

Hmib comemora 48 anos com missa e coffee break

Arquivo Geral

24/11/2014 14h50

O aniversário de 48 anos do Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) será comemorado, nesta segunda-feira (24), às 16h30, com uma missa, seguida de muita música e um coffee break especial.

Segundo a coordenadora-geral de Saúde, Roselle Bugarin Steenhouwer, o local atende em média 6.800 crianças no pronto-socorro da pediatria e faz 400 partos por mês. Além disso, é reconhecido por adotar boas práticas de cuidados com a mãe, determinadas pela Rede Cegonha, e práticas da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), além de ser certificado como Hospital de Ensino desde 2007.

Para a coordenadora, o servidor exerce um papel fundamental nessa história de sucesso, pois coloca o paciente no centro da atenção e do cuidado. “A trajetória de conquistas só foi possível com a força conjunta que mesmo em momentos difíceis despertam a vontade de os pacientes de se manifestarem positivamente, elogiando e agradecendo por meio da ouvidoria ou das redes sociais”, relatou.

Nos últimos anos, foi priorizada a adequação da estrutura à crescente demanda. Foram criadas a UTI Materna e a Emergência da Pediatria, e foram reestruturadas a UTI Neonatal e a entrada do ambulatório. Várias obras de manutenção foram feitas, como pinturas internas e externas, troca da fiação elétrica, esgoto e gases medicinais, resultando na repaginação de mais de 80% das enfermarias de todo o hospital.

Foram feitos também investimentos tecnológicos, como a aquisição de seis máquinas de anestesia de alta precisão que qualificam a intervenção cirúrgica em recém-nascidos prematuros, aparelhos de densitometria, equipamentos de videocirurgia pediátrica para procedimentos minimamente invasivos, aparelhos de ultrassonografia tridimensional e uma lista de mais de duas mil aquisições.

A contínua qualificação do corpo técnico possibilitou criar novos serviços como, por exemplo, o atendimento às gestantes usuárias de drogas, o mutirão de laqueadura com técnica não evasiva, o matriciamento do NRAD ao paciente pediátrico, a melhora da qualidade das informações para o Núcleo e Custos e o atendimento clínico e psicológico ao servidor.

Nesses últimos meses, foi evidenciada ainda grande mobilização das equipes estimuladas pela busca da Acreditação Hospitalar para organizar melhor os processos de trabalho qualificando a assistência segura.

“Hoje sabemos que todo esse esforço resultou na maior transparência e entendimento sobre os nossos indicadores e fluxos de trabalho, o que reflete positivamente na qualidade do atendimento que oferecemos aos nossos pacientes”, explicou Roselle.

Programação

16h30 – Missa na Capela

17h30 – Confraternização com coffee break e música

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado