Menu
Brasília

Estudantes mais perto de conquistar uma vaga na UnB

Arquivo Geral

22/11/2014 9h20

O Programa de Avaliação Seriada (PAS) pode ajudar mais de dois mil estudantes do Ensino Médio do DF a ingressar na Universidade de Brasília (UnB) amanhã. É a oportunidade menos concorrida para entrar na universidade pública para os alunos do terceiro ano que realizam a última etapa da prova e a melhor chance para acessar os cursos mais disputados, como Medicina e Direito.

“A gente tenta mostrar justamente isso para os jovens, para motivá-los a estudar”, diz o coordenador do Pré-Vestibular Dínatos COC, Arthur Benny da Silva Braña. “Disse a eles que no Enem do ano passado, das dez vagas para Medicina da UnB, sete foram para alunos de fora. Então, o PAS é o jeito com menor concorrência”, explica.

Para os 97 cursos oferecidos, há 2,1 mil lugares para 12, 95 mil estudantes, uma média de seis alunos por vaga. No Enem, somente no DF, foram 161 mil participantes em 2014, sendo que qualquer um dos outros nove milhões de inscritos pode se aplicar para a mesma quantidade de oportunidades. Isso significa uma média de até 4,3 mil candidatos por vaga. 

Como cada curso possui disponibilidade diferente do outro, então o cálculo para cada especialidade varia. De acordo com o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), a maior demanda neste PAS é pelo curso de Medicina, com 43,39 candidatos por vaga, seguido de Nutrição (23,44) e Direito (21,5).

Otimista

A estudante Mariana Ferreira Zarath, 17, acha o PAS mais difícil que o Enem, especialmente devido ao fator de correção das chamas questões “tipo a” (de marcar certo ou errado). “Você não pode chutar qualquer coisa senão perde muita nota, então tem que ficar atento à pontuação”, diz. Para a prova, que dura cinco horas e conta com medidas rígidas de segurança, ela costuma levar o que ela acredita auxiliar na concentração: chiclete. “Ouvi que dizer que ajuda a ficar focado”, diz.

Para João Victor Lima de Castro, 17, a preparação para o Enem ajudará na prova, mas é preciso se atentar às particularidades de cada um. “Para o Enem, resolvi provas dos anos anteriores como treino. Já no PAS, é preciso prestar atenção nos livros que passam”, compara.

“Chutes” não são a melhor estratégia

Devido ao chamado fator de correção, em que uma questão errada anula uma certa, o coordenador de Gerenciamento de Estudantes do Colégio Marista, Nilson Ferreira Caetano, acredita que não arriscar muito seja um ótimo plano de ataque. “O principal ponto é que se empenhem mais para fazer as questões do Tipo D (discursivas), que têm valor agregado maior. Em média, são três na prova, o que facilita a vida de quem escreve bem”, explica.

Para ele, os alunos devem aprender bem a bibliografia passada, pois o PAS é um exame “mais contextualizado”. “O primeiro ponto da preparação é assistir os filmes, ler os livros e verificar as obras de arte”, orienta. Nilson destaca que como o conteúdo cobrado em cada etapa é específico para a série dos estudantes, a profundidade desta prova deve ser maior, exigindo mais atenção.

Provas

Amanhã, as provas serão aplicadas  das 13h às 18h. O aluno inscrito deve acessar o site do Cespe (www.cespe.unb.br/pas) para saber seu local de prova e ter acesso ao edital. Os exames para primeiro e segundo ano do Ensino Médio acontecem em 5 e 6 de dezembro, respectivamente.

Dicas para fazer uma boa prova 
 
Não chute, marque apenas o que sabe, pois o fator de correção pode prejudicar sua nota.
Mantenha a calma durante a prova, fazendo pausas. É normal acontecer algum tipo de imprevisto após um tempo de concentração, então beba um copo com água ou peça ao fiscal para ir ao banheiro.
 
Alimente-se normalmente. Se comer menos do que está acostumado, pode passar fome durante a prova. Caso se alimente em  excesso, pode passar mal.
 
Evite esportes de contato um dia antes da prova. Perder o exame por conta de uma lesão ou fazê-lo com dores pode prejudicá-lo.
 
Durma no horário de sempre. Se seu corpo está acostumado a determinadas horas de sono, dormir mais cedo não o deixará mais descansado, você apenas acordará antes.
 
Se for lento para escrever, faça o resumo básico da redação antes do restante das questões e só volte a ele durante a prova. Assim, na hora de entregar o texto definitivo, você precisará apenas passar o rascunho a limpo e fazer menos correções.
 
Faça a prova na ordem em que ela está
 
Não se preocupe tanto com a redação. No PAS, ela serve mais como critério de eliminação para quem vai mal nas três etapas do que como critério de classificação. Uma nota como seis ou sete é considerada razoável, o importante é o núcleo da prova.
 
Sistemas
 
Os candidatos à terceira etapa do PAS, assim como os alunos do Dínatos COC (foto), podem escolher um dos três sistemas disponíveis para concorrer: universal (1.141 vagas), de cotas para escolas públicas (833 vagas) e de cotas para negros (132 vagas). 
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado