Menu
Brasília

Regional de Saúde de Planaltina oferece Shantala

Arquivo Geral

03/11/2014 11h31

A Regional de Saúde de Planaltina oferece a prática da Shantala para os bebês, a partir do 1º mês de idade. Os agendamentos são realizados na própria unidade de saúde em que criança e mãe são atendidos na região.

 Segundo o gerente do Centro de Referências em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis), Marcos Freire, “a técnica é composta por uma sequência de toques realizados com muito amor, carinho e atenção, de modo a estimular o desenvolvimento físico e emocional do bebê”.

 A Shantala é uma Prática Integrativa em Saúde e foi implantada nas unidades da rede do DF em 2000. Atualmente, 16 centros de saúde ofertam a massagem com 20 profissionais habilitados para realizar atividades individuais e em grupo.

 De acordo com a instrutora do grupo em Planaltina, Graça Araújo, a massagem ajuda mães e pais a se aproximarem do bebê. A ideia é levar carinho através das mãos. “Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e a se comunicarem com ele”.

 VÍNCULOS AFETIVOS

A Shantala é uma prática de massagem em bebês e crianças originária da Índia. É realizada por meio de toques e manobras específicas e executada por mães e cuidadores. “Promove a saúde integral e a qualidade de vida da criança e de sua família, reforçando os vínculos afetivos, favorecendo a cooperação, confiança, criatividade, segurança e equilíbrio físico e emocional, contribuindo para a formação de uma sociedade mais harmoniosa”, explicou Marcos Freire.

 Locais e dias de atendimento em Planaltina:

Centro de Saúde n° 01 – quinta-feira, às 8h.

Centro de Saúde n° 03 – terça-feira, às 8h e às 14h.

Centro de Saúde n° 04 – informações no local.

Centro de Saúde n° 05 – dias variáveis. Informações no local com a recepcionista Kellen.

PSF São José – informações no local.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado