Menu
Brasília

Presos cinco suspeitos de cometer 1,3 mil golpes no DF

Arquivo Geral

31/10/2014 11h04

Cinco pessoas foram presas, na manhã desta sexta-feira (31), suspeitas de aplicarem um golpe em mais de 1.300 pessoas. As prisões ocorreram nas cidade de Águas Lindas e Samambaia, após a Polícia Civil concluir a primeira etapa da operação Facebook.

Com o grupo foram encontrados vários equipamentos eletrônicos – usados na fraude -, além de drogas, um carro roubado e diversos produtos que iriam ser vendidos abaixo do preço de mercado. 

Esquema operacional

O delegado da Coordenação de Repressão aos Crimes Contra o Consumidor, à Ordem Tributária e a Fraudes (CORF), Pedro Luis de Moraes, explica como eram realizados os crimes e a divisão do trabalho. “A quadrilha agia através de falsificação de cartões de crédito e também na coleta de dados de terceiros em estabelecimentos comerciais para fazer compras em ambientes virtuais e lojas físicas”, explica Moraes. “Após a seleção, os produtos eram revendidos com um deságio de 40%”, conclui.

Ainda de acordo com o delegado “eles aliciavam alguns funcionários de hotéis e postos de gasolinas, para que esses empregados coletassem dados dos cartões de crédito dos clientes, que, em seguida, eram  repassados para a quadrilha”. Eram informado o nome, a data de validade, o código de segurança e o número do cartão. Eles compravam com segurança pela internet. Após a compra, eles anuncivam em sites de relacionamento e de vendas.

Estelionato e falsificação

Os cinco detidos vão responder por associação criminosa, estelionato e falsificação de documentos. Em razão da quantidade de crimes, os integrantes da quadrilha podem pegar até 30 anos de prisão. Além destes envolvimentos, um dos integrantes responderá por tráfico de drogas e o outro por receptação – carro encontrado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado