Menu
Brasília

Rios, córregos e áreas de captação de água terão placas de identificação

Arquivo Geral

31/10/2014 9h50

A Adasa e o DER-DF, até o final deste ano, renovam as antigas e instalam 53 novas placas identificativas de corpos hídricos ao longo das rodovias e estradas vicinais com o objetivo de sensibilizar e educar a sociedade sobre a necessidade de preservar os rios, riachos e córregos. Também serão identificados todos os pontos (21) ao longo das rodovias onde são permitidas as captações de água por caminhões pipas. No total serão 110 placas que indicarão à sociedade os nomes dos rios e as áreas onde se pode captar água pelos caminhões pipas. 

As primeiras 57 placas foram colocadas em 2011, nos principais corpos hídricos envolvidos com o abastecimento humano. Segundo Hudson Rocha, coordenador de Fiscalização da Superintendência de Recursos Hídricos da Adasa, a experiência de identificar os corpos hídricos tem levado a população a se interessar mais pela preservação dos rios e córregos, e se preocupar com os aspectos mais elementares da preservação dos mananciais.

A escolha dos novos pontos foi realizada estrategicamente com o intuito de envolver a sociedade no fortalecimento da gestão sustentável dos recursos hídricos. Para a Adasa, as placas com slogans ambientais renovam a esperança de que a participação e o envolvimento do cidadão na gestão dos recursos hídricos se tornem mais efetivas. O cidadão, atuando como parceiro-fiscalizador, pode reforçar as políticas públicas de garantia e manutenção de corpos hídricos saudáveis.

As placas, que tiveram um custo aproximado de R$ 80 mil, são de 2 metros quadrados (rios e córregos) e 2×1,5 m definindo as área de captação. 

Como órgão responsável pela regulação dos usos das águas no DF, a ADASA – ao ampliar o projeto- acredita que informar e educar a população para a prática do uso racional e preservação dos recursos hídricos é essencial para garantir a quantidade e qualidade dos recursos hídricos da Capital, em benefício de toda a sociedade.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado