Menu
Brasília

Samambaia: cidade faz 25 anos e moradores celebram conquistas

Arquivo Geral

25/10/2014 8h00

Fundada em 25 de outubro de 1989, a região administrativa de Samambaia está completando 25 anos. O local, inicialmente ocupado, em sua maioria, por pessoas vindas de invasões –   consequência  do grande fluxo migratório –, hoje abriga aproximadamente 220 mil habitantes, segundo levantamento da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). O desenvolvimento da cidade é comemorado pela população.

Desde a fundação muitas coisas mudaram, e a aposentada Maria Castro Rodrigues, 63 anos, acompanhou essa evolução. Ela   mora na região há 20 anos e diz que hoje a cidade está praticamente irreconhecível. “Cresceu muito. Quando eu cheguei   era tudo um grande matagal, hoje temos um bom comércio. Não precisamos ir para muito longe”, avalia.

Como consequência  crescimento, Maria ressalta que Samambaia não escapa das deficiências encontradas em outras cidades do DF. “Temos problemas na saúde e na segurança, porém é difícil apontar uma região   que tenha essas questões resolvidas”, comenta.

Carinho

Outro morador que acompanhou de perto a evolução de Samambaia é Carlos Alberto Diniz, comerciante de 64 anos. Ele afirma que sente saudades do Ceará, sua terra natal, mas foi muito bem acolhido na cidade. “Tive oportunidades aqui que jamais teria lá (Ceará). Assim como todas as regiões, temos problemas, mas, mesmo assim, tenho um carinho especial por Samambaia”, diz.

Entre os pontos positivos destacados por Carlos está a oferta de serviços. “Hoje nós temos praticamente tudo aqui. Antes, era preciso ir para longe resolver   problemas”, explica o comerciante, que trabalha a   dez minutos de casa. 

Bolo de aniversário
 
As comemorações, organizadas pela administração regional, começaram ontem, com um culto ecumênico e o tradicional corte do bolo (foto). O evento ocorreu na 1ª Avenida Norte. Na próxima sexta-feira  acontecerá o 64º Sarau Complexo, às 20h, ao lado da Feira Permanente, na QN 210. A cidade também vai celebrar a data com a revitalização de  monumentos da região.
 
Maioria nasceu na capital
 
Pesquisa da Codeplan apontou que Samambaia é uma cidade predominantemente horizontal, uma vez que 87,51% dos domicílios são casas e 10,50%, apartamentos. A   média de moradores por domicílio urbano é de 3,59 pessoas.  A maioria (52,91%) do contingente populacional é nascida no DF.
 
Localizada em   área que antes pertencia ao Núcleo Rural de Taguatinga, Samambaia recebeu este nome   devido ao córrego que atravessa a cidade. Na sua nascente, que se encontra próximo às quadras 127 e 327, foram encontradas várias plantas dessa espécie. A  região faz divisa com as cidades de Santo Antônio do Descoberto (GO) – Região Metropolitana do DF, Ceilândia, Taguatinga, Riacho Fundo I e II e Recanto das Emas.
 
Entre os principais pontos turísticos da região   estão a Biblioteca Pública, a Casa da Cultura e a Feira Permanente, além de pontos como o parque ecológico Três Meninas, recentemente reformado,   uma das opções de lazer.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado