Menu
Brasília

Canal levará água para agricultura familiar em Planaltina

Arquivo Geral

24/10/2014 18h20

A Secretaria de Agricultura está finalizando a obra de tubulação do canal de água para o uso na irrigação da agricultura familiar no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina. A obra é um pleito antigo da comunidade. Serão mais de três quilômetros de tubulação. Cerca de 20 famílias serão beneficiadas, num total de mais de cem pessoas atendidas. 

Para a agricultora Maria Luciene Martins, a vida vai ficar melhor com o acesso à água. “Estou muito feliz com a obra. Quando a água chegar, vou até soltar fogos de artifício de alegria”, comemorou a produtora familiar.

A água canalizada chegará a um reservatório lonado de 400 m³ para a posterior distribuição nas lavouras. O modelo de irrigação a ser utilizado será o sistema por gotejamento, que privilegia o uso racional da água.

Para o técnico da Emater Severino de Castro, a canalização tem benefícios em vários setores. “Evita o êxodo rural e o consequente inchaço na cidade, gera emprego no campo e o aumento da oferta de alimento”, afirmou.

O agricultor Luiz Gonzaga também comemorou, pois já conta com o aumento da produção. “Com a água direta, eu poderei investir no aumento da minha produção e poderei até contratar gente para me ajudar a plantar e a colher, hoje sou eu, minha esposa e meu filho”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado