Menu
Brasília

Projeto Maratona do Cinema percorre escolas públicas do DF

Arquivo Geral

22/10/2014 12h35

 A segunda edição do projeto Maratona do Cinema contempla estudantes da rede pública de ensino em diversas regiões e os incentiva a ter gosto pela sétima arte, especialmente pelo cinema nacional. O objetivo geral da mostra é difundir a cultura de forma gratuita por meio de exibições cinematográficas. O projeto é fruto de uma parceria entre as secretarias de Cultura e de Educação e a Associação Latino Americana (ALA).

As produções nacionais de cunho social, regional, histórico e documentário e que tratem do Brasil têm preferência para exibição. Essa característica faz com que o público se identifique e reafirme a sua própria identidade cultural. Filmes com produções locais também estarão dentro do cronograma de apresentações.

Por dia, até quatro sessões de filmes são exibidas entre os períodos matutino e vespertino na maratona itinerante. Em um só dia, cerca de 120 alunos assistem aos filmes da 2ª Maratona do Cinema. “Levamos cultura nacional de modo a disseminar o cinema brasileiro aos estudantes. O projeto tem a essência de promover e estimular as atividades culturais. Ao final da sessão, é feito um debate com os alunos a fim de despertar o maior interesse à sétima arte”, explicou o coordenador pedagógico da ALA, Rene Santos.

Há professores que levam adiante o conteúdo apresentado em formas de trabalhos, o que valoriza ainda mais a realização do projeto. Já foram apresentadas 60 sessões na primeira etapa da maratona. Na segunda parte as escolas percorrerão quatro regiões administrativas em um total de 240 sessões. Nessa fase, cerca de 12 mil alunos serão beneficiados.

O saber

A 2ª Maratona de Cinema contribui para o desenvolvimento da compreensão crítica do mundo e das novas tecnologias, tendo em vista os benefícios que proporciona à formação do cidadão. A cada exibição cinematográfica, novos olhares, sensações e experiências se renovam e se fortalecem, podendo ainda gerar reflexões que se prolongam por toda a vida. 

Prevista para acontecer por um período de seis meses, a 2ª Maratona do Cinema estima atender um público de 36 mil pessoas, em todo DF.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado