Menu
Brasília

Bancos de leite têm queda de doações no Distrito Federal

Arquivo Geral

16/10/2014 18h37

Por mês, o DF recebe doações de 1,5 mil litros de leite, o que atende a 900 bebês em toda a região. Essa quantidade será menor neste mês devido a desistência de muitas mães que estão deixando de doar. Os motivos são vários, mas o principal é a diminuição do volume de leite das mulheres que costumam fazer as doações. Por isso, segundo a Doutora Miriam Santos, coordenadora dos Bancos de Leite do Distrito Federal, precisa haver um aumento no número de doadoras, pois seriam necessários pelo menos 1,8 mil litros por mês para atender a demanda.

Os beneficiados pelas doações são crianças internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatais. No DF, cerca de 150 bebês prematuros dependem de leite materno diariamente nos hospitais da Secretaria de Saúde. A doutora Miriam ressalta a importância da doação. “O leite materno é o melhor alimento que qualquer criança pode receber. Este bebê internado está na UTI porque a mãe teve algum problema na gestação e não pode alimentar o filho. Por isso, precisamos do apoio solidário de outras mulheres para que essas crianças tenham uma chance melhor de sobrevida”, afirma.

Como doar

Para ser doadora, a mulher deve ser saudável e ter excesso de leite no período de amamentamento. O processo de doação é tão simples que mais de 95% das doadoras no DF fazem a coleta em casa. Para isso, basta que a mãe que tem sobra de leite ligue no telefone 160, opção 4, e faça o cadastro. Um integrante do Corpo de Bombeiros irá até a residência da doadora no dia marcado para recolher a doação.

Para a retirada do leite, deve-se utilizar um frasco de vidro com tampa plástica, sem qualquer tipo de rótulo, com todas as partes lavadas em água com sabão e fervidas em água limpa por um período de 15 minutos.

Em seguida, a doadora deve prender os cabelos com um lenço ou com uma touca e lavar as mamas com água. As mãos, braços e cotovelos devem ser higienizados com água e sabão e, para evitar contaminação com saliva, a boca deve ser coberta com uma fralda ou uma máscara. Após a coleta, o leite deve ser guardado no congelador até que bombeiros venham recolher.

Os frascos de vidro e as máscaras apropriadas para a coleta estão disponíveis gratuitamente para as doadoras nos mais de 15 bancos de leite existentes no DF. As doações também podem ser feitas em um dos três postos de coletas distribuídos no Distrito Federal: no Hospital Materno Infantil de Brasília de São Sebastião, no Hospital Materno Infantil de Brasília de Samambaia ou no Hospital Regional de Brazlândia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado