Menu
Brasília

Barras de ferro soltas no gramado da Esplanada podem atrapalhar a festa da Padroeira

Arquivo Geral

12/10/2014 10h11

Barras de ferro soltas e fios de energia   expostos no gramado da Esplanada dos Ministérios preocupam a população às vésperas da grande festa em comemoração ao Dia da Nossa Senhora Aparecida, que será promovida hoje no mesmo local. Segundo os brasilienses que se preparam para a celebração, os materiais estão jogados desde o desfile de 7 de setembro e somam mais de 400 pontas de ferro espalhadas por toda a avenida.

 De acordo com o mecânico Reinaldo de Oliveira, de 48 anos, a Administração de Brasília foi informada do problema, mas não solucionou a questão. “Ainda tive que entrar em contato com a Defesa Civil e com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), mesmo o caso não sendo de responsabilidade desses órgãos. No entanto, um funcionário da Novacap disse que a companhia iria retirar as barras de ferro amanhã (hoje), antes do evento”, conta ele, ressaltando o perigo para a população.

Armadilha

 Segundo Reinaldo, a situação é uma verdadeira armadilha, principalmente para os idosos e crianças, tendo em vista que a procissão dos fiéis vai terminar apenas à noite. “Parece simples, mas vai estar escuro e muitas pessoas podem se machucar ou cair, não existe segurança alguma. Sempre acompanho a festa do Dia da Nossa Senhora Aparecida e toda vez é o mesmo problema, já presenciei muitos acidentes”, assegura.

 Ainda que a Novacap não tenha como atribuição a limpeza pública, a assessoria de imprensa da companhia informou que, de fato, a retirada dos materiais será feita pelo órgão a pedido da Defesa Civil. O trabalho vai começar às 6h, com duas equipes operando. 

“Já foi realizada uma vistoria no local e amanhã (hoje) vamos atuar em esquema de mutirão para estar tudo limpo no momento da festa. A Novacap não resolveu o problema hoje (ontem), pois estava esperando uma autorização formal, que já foi providenciada, permitindo à companhia   atuar no caso”, declarou.

O JBr. tentou entrar em contato com a Administração de Brasília, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. 

Público de 80 mil

 Uma das celebrações mais importantes para os cristãos do País, o Dia da Nossa Senhora Aparecida promete reunir 80 mil fiéis na Esplanada dos Ministérios durante todo o dia de hoje. Isso porque o local será palco de uma extensa programação em homenagem à santa, que é padroeira do Brasil e também de Brasília.  
 
 A festa começa   às 9h com a missa das crianças, celebrada pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Marcony Vinícius Ferreira. Em seguida, haverá a Coroação de Nossa Senhora Aparecida às 10h. Além disso, das 9h às 12h, os pequenos vão poder comemorar o Dia da  Criança  com   brinquedos infláveis que vão estar à disposição na Esplanada. 
 
Às 13h, está marcado para acontecer o Ofício de Nossa Senhora e, às 13h30, o Rosário Meditado. Entre   15h e   16h45, começam os ensaios dos cantos para a missa principal, além de marcar o início da concentração dos fiéis. Já às 16h45, está marcada a procissão de entrada do clero de Brasília, junto com o arcebispo dom Sérgio da Rocha. 
 
O momento mais esperado do dia, a Santa Missa, vai acontecer por volta das 17h, seguida de uma grande procissão pela Esplanada, que deve começar às 18h e terminar por volta das 20h30. 
 
 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado