Menu
Brasília

Estelionato: luxo sustentado por vários golpes

Arquivo Geral

03/10/2014 7h15

Recém-chegado de outro estado, jovem e rico.  Assim se apresentava um rapaz de 23 anos, cujo histórico recente é repleto de golpes. Além de utilizar cartões de crédito de outras pessoas para sustentar hábitos luxuosos, o rapaz é suspeito de oferecer o aluguel falso de casas de veraneio. Este segundo crime, aliás, já foi praticado no Distrito Federal (leia  a memória).

Gabriel Alexandre Teles  responde na Coordenação de Repressão à Ordem Tributária e Fraude (Corf) por falso locador. “Ele mostrava fotografias no site de casas em praia ou lugares para descanso e alugava para mais de uma pessoa. A vítima tinha de pagar metade do aluguel antecipado para garantir o negócio. Não sabemos quantas vítimas ele fez”, afirma Marco Antônio Almeida, delegado da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central).

Hotel

Gabriel  veio de Bueno Brandão (MG) e foi pego após se hospedar em um hotel cinco estrelas do Plano Piloto, onde teria dado um golpe de mais de R$ 5 mil.  A farsa acabou descoberta na noite de quinta-feira, depois que  os funcionários do estabelecimento desconfiaram quando Gabriel forneceu os dados da titular do cartão de crédito.  Eles  decidiram contatar a operadora, que teria confirmado o nome da cliente. 

“Os funcionários ligaram para a mulher, que disse que não autorizou ninguém a usar seu cartão. E denunciou que se tratava de um golpe”, afirmou o delegado-chefe da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), Marco Antônio Almeida.

O hotel  chamou a polícia e foi iniciada uma operação para prender o suspeito. Gabriel teria tentado convencê-los de que não era dono do cartão, alegando que pediu para um colega fazer a reserva.  Mas acabou reconhecido por policial que já o prendeu em outra ocasião – o jovem tem passagem por estelionato cometido no ano passado no DF. 

Agora, Gabriel vai responder por estelionato em flagrante. Se condenado, pode pegar de um a cinco anos de prisão em regime fechado. A pena pode aumentar com a condenação do outro crime cometido contra locatários. O estudante será transferido para o Departamento de Polícia Especializada (DPE), onde deve aguardar decisão da Justiça.

Memória

Em janeiro deste ano, um golpe parecido foi aplicado no Guará. Ricardo Caetano de Souza,   25 anos, foi apontado pela polícia como o autor de estelionato: fingindo ser o responsável  por uma casa, ele alugou uma residência para várias pessoas ao mesmo tempo. As vítimas descobriram o golpe e acionaram a polícia, mas até hoje Ricardo não foi encontrado. Ele já havia praticado o mesmo crime em outras cidades.

Dicas para evitar crimes

1. Prefira imobiliárias ou corretores de imóveis certificados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci). 

2. Procure saber o máximo de informação sobre a empresa.

3. Busque referências e pesquise sobre a região onde vai morar.

4. Não confie em todas as fotos colocadas na internet. Elas podem não serem condizentes com a verdade. 

5.Desconfie de preços muito abaixo do mercado. 

6. Registre o contrato em cartório, caso ele tenha sido assinado sem a participação de uma imobiliária.

7. Guarde anúncios, e-mails trocados e qualquer outro comprovante. 

8. Deposite o dinheiro do aluguel em conta de pessoa jurídica e não de pessoa física

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado