Menu
Brasília

Chuva já causa estragos no Distrito Federal

Arquivo Geral

01/10/2014 12h23

Imagens registradas pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal

A chuva que chegou nessa terça (30), no Distrito Federal, veio para ficar. De acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), o clima deve continuar chuvoso até o final da semana. A previsão para esta quinta-feira (2) é de chuva fraca.

No início da tarde desta quarta-feira (1º), chuva forte, principalmente no Plano Piloto. Ceilândia, Sobradinho, Riacho Fundo e Samambaia também registram pancadas de chuva. 

No Setor de Indústrias Gráficas falta luz. A CEB confirmou queda de nergia em vários pontos do DF, mas até o momento, ainda aguarda relatório com a listagem das regiões. Na quadra 403/404 Norte uma árvore foi derrubada. O Detran interditou a via. Uma árvore também caiu no pátio de uma escola, na Asa Sul. Felizmente, ninguém se feriu. Na 109 Sul, uma tesourinha foi interditada também devido a uma queda de árvore. No Parque da Cidade, leitores relatam chuva de granizo.

Na Fercal, a Caesb informou que o abastecimento de água está interrompido desde a terça-feira. “Devido à falta de energia desde o temporal de ontem à tarde, a região da Fercal está com o fornecimento de água interrompido. O local é abastecido por poços artesianos que, sem energia, não funcionam. A CEB já foi acionada para executar os reparos necessários, mas até o momento, não tem previsão para terminar o trabalho”, esclareceu a Companhia em nota oficial.

No estacionamento Premium do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, dos 10 toldos que cobrem o local, mais da metade desabou sobre carros.  A forte ventania, causada pela chuva na região, fez com que a cobertura dos carros se desprendesse do chão. A Inframerica tem convênio com uma seguradora e afirma que irá cobrir todos os prejuízos. Os motoristas estão esperando o recolhimento dos toldos pois, além de danificar os veículos, eles estão presos. 

Além de problemas no estacionamento, o piso de embarque, por se posicionar no térreo, também foi afetado. A água da chuva invadiu o terminal, mas funcionários já estão tentando converter a situação e tirar toda a água do local, assim como a praça de alimentação que teve parte isolada. Algumas lanchonetes próximas ao local tiveram que fechar as portas por hoje. Já aos voos de Brasília, dois tiveram que alternar rota para Goiânia, pois os pilotos avaliaram que a cidade está com baixa visibilidade, dificultando o pouso.  

Leia mais: Chuva traz alívio e transtornos para os brasilienses

Formação de tornados em Brasília

Militares do Corpo de Bombeiros registraram um tornado no final da Asa Sul, próximo ao aeroporto. Segundo a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), um vento do noroeste entrou em contato com o excesso de calor o que ocasionou a forte chuva de hoje. O contraste da temperatura criou um sistema de baixa pressão, do qual o resultado é o aparecimento de tornados.

De acordo com a especialista, um tornado é um sistema de baixa pressão, onde nuvens de cumulus-nimbos são acumuladas e um forte vento descendente do céu até a terra é formado. O toque deste vento, em forma de cone, com o chão, causa o efeito meteorológico chamado de tornado.

A especialista afirma que a principal característica do fenômeno é que ele suga o ar do local. Dependendo da intensidade, ele pode causar grandes estragos, como levantar telhados de casas e virar carros na rua. A meteorologista afirma que o registrado nesta tarde foi de baixa intensidade.

Segundo Maria das Dores, amanhã (2) ainda poderá ter chuva forte em pontos isolados. Mas, para o fim de semana, a promessa é de calor novamente. A umidade mínima do ar é de 35% e a máxima de 90%, com temperatura variando entre 19ºC e 39ºC. 

*Aguarde mais informações

Veja as imagens dos leitores. Envie a sua para o Whatsapp JBr.(9606.4199):

Registro da precipitação por Alane Lima, no aeroporto:

Árvore que caiu na quadra 403/404 Norte:

Toldo desaba sobre carro, no Aeroporto JK:

Chuva causa estragos no Setor Policial Sul:

Temporal na quadra 414 Sul:

Fenômeno meteorológico registrado pelo leitor Márcio Adalto:

Veja os vídeos:

Chuva na 414 Sul:

O leitor Roberto registra a “inundação” pela qual passa o aeroporto JK:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado