Menu
Brasília

Combate ao tabagismo é reforçado nas unidades de internação

Arquivo Geral

01/10/2014 12h20

Nesta semana, foi iniciado nas Unidades de Internações Socioeducativas de Santa Maria, Recanto das Emas, São Sebastião e Planaltina, um programa estratégico com palestras de conscientização de menores e capacitação dos servidores para evitar, prevenier e combater o uso do cigarro pelos adolescentes que cumprem pena. 

As ações para combater o tabagismo, que é hoje uma das maiores causas de morte no mundo, foram programadas pela Secretaria da Criança, em parceria com a Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde do DF. De acordo com o coordenador do Programa de Controle de Tabagismo, Celso Antônio Rodrigues, a retirada brusca do acesso aos cigarros, sem que o fumante receba orientação e acompanhamento adequados, não é recomendada e pode trazer prejuízos no tratamento.“Já começamos a capacitar educadores e agentes sobre o programa. Com material e conteúdo próprios, os educadores vão trabalhar a questão com os internos dentro do plano pedagógico da unidade”

Segundo a secretária da criança, Eliane Cruz, todas as ações seguem as diretrizes do plano operativo estadual de atenção integral à Saúde dos adolescentes em conflito com a lei em regime de internação. “As ações preventivas ao uso de álcool e drogas, incluindo o tabaco, são realizadas de forma contínua durante os atendimentos individuais, em sala de aula e em atividades promovidas pelo núcleo de saúde”, afirma.

Cronograma

O primeiro curso acontecerá nos dia 1º e 2 de outubro e será “Gerenciamento de Controle de Tabaco”, é direcionado a todos os servidores que atuam em instituições públicas e tem como objetivo disseminar ações de prevenção dos fatores de risco de câncer e tabagismo no ambiente de trabalho. Já no dia 8 de outubro, professores do sistema socioeducativo e agentes de reintegração social participarão do curso Saber Saúde, com abordagem voltada para a comunidade escolar.

Programa

O Distrito Federal possui atualmente mais de 70 Centros de Referência no Tratamento do Tabagismo, distribuídos nas unidades de saúde que atendem gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O Programa de Controle do Tabagismo no DF é desenvolvido seguindo as orientações da Abordagem e Tratamento do Fumante, proposta pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). As ações buscam prevenir a iniciação do tabagismo, promover sua cessação pelos fumantes e proteger a população dos riscos do tabagismo passivo.

 As ações educativas articuladas pelo programa se desenvolvem em duas vertentes: informação e mobilização da população sobre os malefícios do tabagismo; e capacitação de profissionais, especialmente das áreas de saúde e educação, para o desenvolvimento de ações de controle do tabaco em suas redes de atuação.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado