Menu
Brasília

CEB inaugura Subestação Cidade Digital

Arquivo Geral

30/09/2014 13h11

A CEB Distribuição (CEB-D) inaugura, nesta quarta-feira (01/10), às 10h, a Subestação (SE) Cidade Digital. A nova unidade garante fornecimento contínuo e eficiente de energia para o Parque Tecnológico Cidade Digital, polo econômico do Distrito Federal concebido para abrigar, principalmente, empresas de tecnologia da informação.  

A SE Cidade Digital opera, inicialmente, com dois transformadores de 32MVA de potência, mas foi construída para comportar um terceiro transformador. A Subestação é alimentada pelas subestações Brasília Norte e Brasília Centro, o que garante confiabilidade N-1 ao fornecimento de energia. Ou seja, a nova SE é abastecida por duas fontes de suprimento e, caso haja problema em alguma delas, a outra entra em operação.

“A Subestação Cidade Digital faz parte da recuperação do sistema elétrico, além de estar no contexto da modernização de Brasília e do desenvolvimento estratégico do DF. Com esse investimento, a CEB, além de melhorar o sistema, beneficia diretamente o setor produtivo, gerando serviços e novos empregos para a nossa cidade. O fornecimento de energia confiável e de qualidade também dá mais segurança às empresas que estão ou que queiram se instalar no Parque Tecnológico”, afirma Mauro Martinelli, Diretor de Engenharia da CEB-D.

A obra, realizada com investimento da Terracap, custou cerca de R$ 12 milhões. Além de abastecer o polo econômico, a SE Cidade Digital atenderá unidades consumidoras do Varjão, do início da Península Norte e, temporariamente, do Noroeste – até que a subestação local, já em obras, entre em operação. Com a inauguração, haverá ainda um alívio de cargas da SE 04 (Asa Norte) e da SE 07 (Lago Norte) – que passa a atender exclusivamente a região da Península Norte.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado