Menu
Brasília

Carreta da Mulher atende em Planaltina de Goiás

Arquivo Geral

24/09/2014 15h00

As moradoras de Planaltina de Goiás já podem utilizar os serviços oferecidos pela Carreta da Mulher. A unidade móvel da Secretaria de Saúde do Distrito Federal chegou à cidade nessa segunda-feira (22) e ficará estacionada por 30 dias ao lado da prefeitura municipal. 

Os exames ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. São oferecidas 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (papanicolau) por dia. A paciente deve apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS. A preferência é para as que têm consulta previamente agendada no posto de saúde da região.

Mamografias e ecografias exigem apresentação de pedido médico (com exceção de mamografias em mulheres maiores de 50 anos ou ecografias gestacionais). O papanicolau não exige pedido médico e é destinado principalmente a mulheres sexualmente ativas entre 25 e 64 anos.

RIDE – Planaltina de Goiás é a terceira cidade da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) a contar com o serviço oferecido pelo GDF. Desde julho, a carreta faz mamografias, ecografias e preventivos nas cidades goianas próximas ao Distrito Federal.

A primeira região a receber a unidade móvel foi Valparaíso, onde foram feitos 3.130 exames. Águas Lindas, segunda localidade, teve 2.135 procedimentos realizados.

O subsecretário de Planejamento, Regulação, Avaliação e Controle da Secretaria de Saúde, Rodrigo Miranda, comemora a ida da carreta à Ride. “Está sendo excelente, porque estamos tendo oferta de exames que lá não existem, e estamos evitando que o pessoal busque atendimento no DF”, frisou.

Segundo dados da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), o município de Águas Lindas, por exemplo, não possui hospitais, e, por esse motivo, 98,4% da população busca atendimento no DF – mais especificamente em Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado