Menu
Brasília

Hospital do Guará sedia II Semana de Nutrição

Arquivo Geral

23/09/2014 10h55

Com o tema “Diga não à obesidade”, o Núcleo de Nutrição e Dietética (NND) do Hospital Regional do Guará promove a II Semana de Nutrição, de hoje (23) a quinta-feira (25). As palestras, que incluirão conversas sobre projetos de sucesso na rede, acontecerão sempre às 9h30 e 15h30. 

O foco do encontro é voltado à obesidade adulta. A última pesquisa do Ministério da Saúde, Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), indica que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal, e que, destes, 17,5% são obesos.

De acordo com a investigação, a proporção de obesos entre homens e mulheres é a mesma: 17,5%. No entanto, em relação ao excesso de peso, os homens acumulam percentuais mais expressivos, 54,7% contra 47,4% das mulheres.

Além disso, o brasileiro vem se alimentando mal. A pesquisa mostrou quantas pessoas têm o hábito de substituir o almoço ou o jantar por um lanche de baixo valor nutritivo. O refrigerante está entre os itens mais consumidos durante a semana: 23,3% confessaram que ingerem a bebida, no mínimo, cinco vezes por semana. Com esta preocupação, Rosemary Caldas, chefe do NND, voltou a atenção da semana para o adulto.

“O brasileiro precisa adotar hábitos de vida saudável. Hoje, o acesso aos serviços de fast food e comidas prontas está bem mais fácil, o que contribui para esse quadro. Além disso, a prática de exercícios físicos não está na sua lista, tornando-o uma pessoa sedentária. Nosso trabalho é inverter esse quadro porque é um problema de saúde pública. A obesidade traz várias complicações para a vida da pessoa, inclusive no âmbito social e psicológico”, afirmou.

A semana trará dois projetos já implantados na Secretaria de Saúde. O programa de Obesidade da Regional de Saúde do Recanto das Emas e o programa Medida Certa da Regional de Saúde de Sobradinho. Ambas mostrarão as experiências dos profissionais e pacientes no combate e tratamento da obesidade. Os servidores terão ainda palestra sobre suplementação nutricional, terapia nutricional, epidemiologia da obesidade e nutrição esportiva. 

A Secretaria de Saúde possui nutricionistas nos centros de Saúde. O paciente poderá marcar sua consulta diretamente na unidade. Para os casos mais graves de obesidade mórbida, a SES oferece como último recurso para perda de peso, a cirurgia bariátrica no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Nessa situação, o paciente é encaminhado pelo médico da atenção básica.  

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado